MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 2 de novembro de 2013

Cemitério de antigos fazendeiros é descoberto na zona rural de Passos


Apesar de destruído, local guarda elementos históricos importantes.
Historiadores acreditam que posição dos túmulos denota classes sociais.

Do G1 Sul de Minas

Ruínas de um cemitério na zona rural de Passos (MG) foram descobertas recentemente por historiadores. Eles acreditam que no local estão enterrados antigos fazendeiros e moradores da comunidade Toledo, que chegaram à região no século XVIII e dependiam da agricultura e criação de gado para sobreviver.
No local é possível ver vestígios de túmulos e muros que existiram há centenas de anos.  Para o antropólogo e historiador Antônio Teodoro Grilo, apesar da destruição o local é rico em história. “Ainda tem como resgatar o passado. A posição dos túmulos e covas, por exemplo, indica a divisão de classes sociais daquela época até mesmo na hora da morte”, disse.
De acordo com ele, o material utilizado na construção também revela muito. “O tijolo de 1940 indica que várias gerações estão enterradas aqui”, disse.
Ruínas encontradas mostram antigo cemitério (Foto: Luciano Tolentino/ EPTV)Ruínas encontradas mostram antigo cemitério (Foto: Luciano Tolentino/ EPTV)
No entanto, segundo o historiador, com o passar dos anos, a economia local mudou. Ficaram na região apenas os que conseguiram emprego na usina de açúcar, desativada há 15 anos. Os moradores saíram das fazendas para viver nessas casas, e como o bairro fica longe da cidade, uma escola foi erguida, mas está tudo abandonado e o lixo deixado pelos visitantes se mistura com as ossadas do cemitério.
Para o secretário de agricultura e pecuária da cidade, Nivaldo Oliveira de Souza, no que depender deles, haverá preservação. “Não apenas como órgão da administração, mas como cidadãos mesmo, é importante preservar o lugar”, comentou.
Segundo o prefeito da cidade, Ataíde Vilela, a Prefeitura de Passos não tem como investir no cemitério neste ano, já que não havia orçamento previsto para isso. Ainda de acordo com ele, será estudada a possibilidade de fazer alguma obra no local, conforme o orçamento de 2014 e de projetos que serão enviados para a Câmara de Vereadores.

Um comentário: