Apesar de destruído, local guarda elementos históricos importantes.
Historiadores acreditam que posição dos túmulos denota classes sociais.

No local é possível ver vestígios de túmulos e muros que existiram há centenas de anos. Para o antropólogo e historiador Antônio Teodoro Grilo, apesar da destruição o local é rico em história. “Ainda tem como resgatar o passado. A posição dos túmulos e covas, por exemplo, indica a divisão de classes sociais daquela época até mesmo na hora da morte”, disse.
De acordo com ele, o material utilizado na construção também revela muito. “O tijolo de 1940 indica que várias gerações estão enterradas aqui”, disse.
Ruínas encontradas mostram antigo cemitério (Foto: Luciano Tolentino/ EPTV)Para o secretário de agricultura e pecuária da cidade, Nivaldo Oliveira de Souza, no que depender deles, haverá preservação. “Não apenas como órgão da administração, mas como cidadãos mesmo, é importante preservar o lugar”, comentou.
Segundo o prefeito da cidade, Ataíde Vilela, a Prefeitura de Passos não tem como investir no cemitério neste ano, já que não havia orçamento previsto para isso. Ainda de acordo com ele, será estudada a possibilidade de fazer alguma obra no local, conforme o orçamento de 2014 e de projetos que serão enviados para a Câmara de Vereadores.
Isso e desrespeito a população cadê a justiça
ResponderExcluir