MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de novembro de 2013

Integrantes do MST ocupam segunda vinícola no Sertão de Pernambuco


Adega Bianchetti Tedesco, em Lagoa Grande, foi invadida neste domingo.
Fazenda Milano está ocupada pelo Movimento desde o dia 12 de outubro.

Do G1 PE

Integrantes do MST começam a montar acampamento. (Foto: Izanete Bianchetti Tedesco / Acervo pessoal)Integrantes do MST começam a montar acampamento.
(Foto: Izanete Bianchetti Tedesco / Acervo pessoal)
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocuparam, na madrugada deste domingo (10), uma vinícola em Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco, distante 713 quilômetros da capital. Essa é a segunda propriedade ocupada na região – famílias estão há quase um mês na fazenda Milano, em Santa Maria da Boa Vista, também no Sertão.
A Adega Bianchetti Tedesco foi ocupada por volta das 4h30 deste domingo, segundo a dona da fazenda, Izanete Tedesco. “Eu moro a 300 metros de lá, da minha casa consigo ver a movimentação. A estrada corta a fazenda, eles quebraram o cadeado e entraram do lado da adega. Ninguém veio me procurar para falar nada até o momento. Esta é uma invasão indevida, pois a propriedade está em plena produção de uvas para elaboração de vinhos, espumantes e sucos”, conta a proprietária, que ressaltou estar em dia com impostos e que vai prestar queixa na polícia.
O coordenador do movimento em Pernambuco, Jaime Amorim, estima que aproximadamente 250 famílias participam da ocupação da Adega Tedesco. “É uma forma de solicitar que a fazenda seja desapropriada para que dê origem a um assentamento. Temos ainda cerca de 1.600 famílias na ocupação da [fazenda da] Milano. O objetivo é pressionar para que tenhamos avanços”, destaca Amorim.
A ação deste domingo foi pacífica, segundo o coordenador, sem registro de intercorrências. De acordo com o MST, o estado conta atualmente com 163 acampamentos de trabalhadores sem terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário