MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de novembro de 2013

Fábrica cria cereais com sabores de açaí e cupuaçu e conquista exterior


Para atender aos exigentes mercados, a qualidade é fundamental.
Empresa levou três anos para desenvolver o cereal de açaí.

Do PEGN TV

Uma fábrica de alimentos criou um novo cereal com sabor de açaí. O alimento agradou aos consumidores e agora já está sendo exportado. A empresa levou três anos para desenvolver o cereal e lançar no mercado. Para isso participou de um programa de inovação.
A empresária Ana Tovazzi investiu no cereal matinal com sabor de açaí. O alimento é nutritivo e rico em fibras.
“O açaí é um produto nosso, 100% brasileiro, uma fruta incomparável no aspecto energético, com teor de antioxidante muito elevado, então é uma fruta que se destaca mundialmente”, diz a empresária Ana Tovazi.
O alimento é produzido em uma incubadora de empresas na cidade de Mauá, no ABC paulista. A base do alimento são flocos de maçã desidratada. Os pedacinhos vão para um misturador junto com o pó de açaí.
Após 40 minutos, os flocos de maçã ficam cobertos de açaí e vão para a estufa.
A empresária Ana Tovazzi teve apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para começar o negócio.
Em 2009, ela participou do Sebraetec, um programa que oferece subsídios para o micro e pequeno empresário investir em tecnologia e inovação. O Sebrae pode arcar com até 80% dos custos dos projetos.
“O Sebraetc é um programa que nós temos onde o empresário tem acesso à parte tecnológica de algumas coisas, como desenvolvimento de designer, redução de energia, economia de alguns processos, mudança de layout, então como o Sebrae não tem essa parte técnica, nós fazemos parcerias com algumas outras entidades, empresas, para eles estarem fazendo esse processo”, diz Paula Bravaliere, do Sebrae em São Paulo.
A empresária criou o produto e o Instituto de Tecnologia de Alimentos, em parceria com o Sebrae.
Desenvolveu a técnica para produção do cereal de açaí em larga escala. A empresária só começou a comercialização em 2011, após ter investido R$ 700 mil em pesquisas, estrutura e equipamentos. O faturamento mensal do negócio é de R$ 150 mil.
“É um produto em linha, com isso, é 100% natural, não tem corante, não tem aditivo, a gente faz o processo de forma a potencializar os componentes nutritivos da fruta, então isso é uma preocupação que a gente teve desde o começo”, afirmou a empresária.

No exterior
O açaí crocante está rodando o mundo. O produto já é comercializado na França e nos Estados Unidos. A empresa quer aproveitar a fama internacional da fruta e chegar em pelo menos cinco outros países nos próximos quatro anos.
A embalagem do cereal que vai para o mercado externo é diferente da comercializada em território nacional. O rótulo é mais sóbrio e segue padrões internacionais.
“Um dos requisitos é que você tenha um produto atrativo. Então o designer, ele inova o seu produto, ele faz com que ele se torne atraente ao mercado”, diz Ana.
E para exportar é preciso ficar atento às certificações exigidas pelos mercados estrangeiros.
“A gente está implantando uma norma que é reconhecida internacionalmente, e essa norma é a que garante a segurança do produto. Então essa norma envolve tanto as instalações, equipamentos, funcionários, uniforme e a segurança do produto final”, diz a engenheira de Alimentos, Tatiana Leitão.

Cupuaçu
A empresa tem capacidade para produzir até seis toneladas de cereal de açaí por mês. Mas por enquanto só fabrica uma tonelada e meia. E mesmo assim, metade da produção já é exportada.
E a empresária Ana Tovazi aposta, também, em outras receitas com frutas típicas do Brasil para conquistar o mercado externo. Além do açaí, a empresa tem um cereal sabor cupuaçu, outra fruta originária da região amazônica.
Aqui no país, o produto é encontrado em redes de supermercados e lojas de alimentos naturais. Pode ser consumido com iogurte, frutas ou até mesmo puro.
E para atender aos exigentes mercados interno e externo, a qualidade é fundamental. “Hoje em dia, o cliente está sentindo a necessidade de produtos bons para a saúde. Então, essa necessidade faz a gente correr atrás de produtos naturais, sem glúten, sem lactose, zero, sem sódio. Toda essa linha é uma linha que está crescendo muito no mercado”, diz Marcos Maluf, de uma rede de supermercado.

CONTATOS
SEBRAE
Central de Relacionamento: 0800-570-0800
www.sebrae.com.br
Blue Macaw Flora
Contato: Empresária Ana Tovazi
Av. Barão de Mauá, 3778 – Vila São João
Mauá/SP – CEP: 09340-440
Telefone: (11) 2503-5356 / 2503-5395
www.bluemacawflora.com
Emporium São Paulo
Contato: Empresário Marcos Maluf
Rua Afonso Braz, 431 – Vila Nova Conceição
São Paulo/SP – CEP: 04511-011
Telefone: 3848-3700
www.emporiumsaopaulo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário