MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de novembro de 2013

Pais de bebê com doença rara dizem que Estado não forneceu remédio


Medicamento precisa ser importado porque não é padronizado pelo SUS.
Pais entraram com ação na Justiça para garantir compra do medicamento.

Do G1 TO

Em Araguaína, no norte do estado, os pais do bebê de sete meses que tem uma doença rara estão preocupados porque o Estado ainda não forneceu o remédio que a criança precisa. O bebê ficou doente porque ingeriu o líquido da placenta da mãe, durante o nascimento, e ficou com hiperinsulinismo, que é o excesso de produção de insulina pelo pâncreas.
Os pais entraram com uma ação na Justiça para garantir o fornecimento do remédio para a filha. O pai, Cleidivam Sousa, diz que há mais de quatro meses foi feita a solicitação e até o momento a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) não passou um posicionamento seguro para a família, sobre a compra do medicamento.
"A gente liga direto na secretaria [de saúde] e a única coisa que nos falam é que está em processo de compra. O desespero vai aumentando porque o remédio que temos está acabando", conta o pai da criança.
Rafaela pode até morrer se a doença não for tratada. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Rafaela pode até morrer se a doença não for
tratada. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Enquanto o remédio não chega, a mãe do bebê, Rosilda Ferreira, teve que reduzir a dose para o último frasco não acabar. Além disso, ela segue as recomendações do médico e diz que a rotina para cuidar da filha exige muita atenção. "Tenho que medir a glicemia de quatro em quatro horas, tem que dar o medicamento na hora certa e tem que dar de mamar de três em três horas. Precisamos ainda acordar a noite para cumprir esses horários".
Os pais contam que fizeram o que podiam para garantir a saúde da filha. "Eu como pai tenho a obrigação de correr atrás do que for melhor para minha filha", diz Sousa.
Resposta
A Sesau informou que já comprou o medicamento e que por se tratar de um produto importado o prazo de entrega é de até 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário