MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 2 de novembro de 2013

Exposição mostra visão diferente sobre cemitérios



Em 'Ex-vivos', Wilka Sales utilizou o expressionismo alemão em obra.
Fotógrafa também pretende valorizar espaço que conta com obras de arte.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Os cemitérios sempre foram vistos como locais de saudade e tristeza. Mas também pode ser o cenário de uma exposição permanente de peças que enfeitam os túmulos. Foi o que fez uma fotógrafa maranhense que participa da 8ª Mostra Aldeia Sesc Guajajara de Artes.
A esposição ‘Ex-vivos’ é um trabalho performático e que pretende apresentar os contrastes de cores. A exposição foi inspirada no cinema espressionista alemão, especialmente no longa-metragem ‘O gabinete do Doutor Caligari’, de 1920, que entrou para história do cinema mudo alemão e mundial.
Autora, a fotógrafa Wilka Sales utilizou elementos da cultura popular, como os ex-votos. A exposição tem o objetivo de provocar a discussão de temas como a aceitação de gêneros e questões cotidianas, entre elas, a morte. “A gente percebe que a arte contemporânea tem esse valor social, essa questão de você trabalhar com temas delicados como o sexo, a morte, por exemplo. Se [a exposição] atinge alguém, realmente fez valer a pena ter feito o trabalho”, disse.
Uma das principais intenções da fotógrafa é provocar diferentes reações no público, como aconteceu com a estudante universitária Marileide Lopes: “Depois de ficar chocada, achei legal a proposta dela. Porque as pessoas costumam visitar os túmulos apenas no Dia de Finados.”
Valorização
São oito fotografias que buscam perceber as particularidades artistas e históricas dos cemitérios de São Luís. A autora também pretende valorizar este tipo de espaço urbano, que possui esculturas do século de 19, que muitas vezes passam despercebidas por quem passa pelo Cemitério do Gavião, por exemplo.
“Há ene possibilidades de você perceber, interpretar... Posso até falar que trabalhei elementos ‘x’, como o expressionismo alemão, mas, também, a performance em si, por ser um autoretrato

Nenhum comentário:

Postar um comentário