MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 2 de novembro de 2013

Após comerem plástico, tartarugas fazem tratamento e são soltas no ES


Tartarugas verdes vão até a baía de Vitória para se alimentarem.
Neste domingo (3) também é dia de soltura, no Tamar, na Enseada do Suá.

Gabriela Ribeti Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Tartarugas foram soltas em praia na Enseada do Suá, em Vitória (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Tartarugas foram soltas em praia na Enseada do Suá, em Vitória (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Duas tartarugas verdes, que haviam chegado doentes à costa de Vitória, foram soltas em uma praia na Enseada do Sua, na manhã deste sábado (2). Os responsáveis pelos cuidados com os animais e a soltura são funcionários do projeto Tamar, que explicaram que as tartarugas haviam comido plástico e por isso passaram mal. Elas ficaram em tratamento durante 15 dias. No momento da soltura, várias crianças acompanharam encantadas o retorno dos bichos para o mar.
As duas tartarugas foram encontradas boiando em praias da capital e foram resgatadas. Elas estavam com marcas de rede pesca e muito magras, doentes. O gestor do Centro de Visitantes do Projeto Tamar, Paulo Rodrigues, explicou que esses animais chegam à costa do Espírito Santo, especificamente na capital, pois encontram os melhores lugares para se alimentar. Mas muitas vezes acabam confundindo lixo com comida.
Crianças se encantaram com a soltura, em Vitória (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Crianças se encantaram com as tartarugas
(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
"Uma das tartarugas chegou muito magra até a Praia de Camburi. Vimos que ela tinha engolido muito plástico. Com o tempo de tratamento, ela conseguiu eliminar esse plástico e voltar à forma física antiga, ficou mais gordinha", contou o gestor.
Muitos pais levaram os filhos até a praia na Enseada do Suá para acompanharem a soltura. "Gostei mais do casco da tartaruga, é duro. Nunca tinha visto", falou o menino Maurício Oliveira, de cinco anos.
A jornalista Flávia Tygel levou a filha Anita, de seis anos. "Tive uma oportunidade de ver tartarugas sendo soltas quando eu era adolescente. Agora pude trazer minha filha", disse.

Ao serem colocadas na areia da praia, as tartarugas mostraram que já sabiam o caminho para o mar, mas até conseguirem chegar em áreas mais profundas, tiveram que passar por uma barreira nada agradável.
"No momento que as tartarugas estavam voltando para o mar, ainda tiveram que romper uma primeira barreira de plástico de lixo. Temos que nos conscientizar e também aos outros para que isso não continue acontecendo", falou o presidente do Instituto Chico Mendes, Roberto Vizentin.
Neste domingo (3) também é dia de soltura. As famílias que quiserem, podem acompanhar de perto o procedimento, a partir das 15h. Será no Centro de Visitantes do Projeto Tamar, que fica na Praça do Papa, na Enseada do Suá. O local funciona de terça-feira a domingo, das 8h30 às 19h.
Números
Apenas em 2013, 200 tartarugas foram resgatadas com ferimentos ou com a barriga cheia de lixo na baía de Vitória. De acordo com os dados levantados pelo Tamar, de cada 10 apenas uma sobrevive.
Animais passaram por 15 dias de tratamento. Estavam doentes por terem comido plástico (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Animais passaram por 15 dias de tratamento. Estavam doentes por terem comido plástico (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário