MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de novembro de 2013

Abóboras gigantes com quase 100 kg chamam atenção no Norte do ES


Sementes são do exterior e cultivadas sem nenhum fertilizante, diz agricultor.
Especialista diz que o crescimento dos frutos não é mutação genética.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Duas abóboras gigantes têm roubado a cena em uma propriedade rural de Linhares, Norte do Espírito Santo. Ainda no pé, elas já pesam aproximadamente 100 quilos. O funcionário que fez a plantação acredita que as abóboras possam chegar a 850 quilos, e por esta razão ainda faz o cultivo com água da fazenda e sem nenhum tipo de fertilizante. Um especialista, pesquisador em genética, explicou que uma seleção de sementes pode ter induzido o crescimento exagerado do fruto.
O vaqueiro Walter Campista, acostumado a cultivar abóboras do tipo moranga comuns, se surpreendeu com o tamanho dos frutos. “Meu patrão trouxe dos Estados Unidos essa semente. Chegou aqui, me pediu plantar e falou que elas davam até 850 quilos, eu até ri dele. Plantei e deu essas duas frutas. Eu espero que elas cresçam mais”, disse.
Nada discretas, as abóboras gigantes chamam a atenção de quem passa pelo local. De tão curioso, o fato é registrado por várias pessoas que passam pela propriedade . “Vou levar uma fotinha para ter a confirmação, senão ninguém vai acreditar”, disse o auxiliar de campo Valdecir Nunes.
O pesquisador em Genética e Melhoramento de Plantas, Lúcio Oliveira Arantes, confessou nunca ter visto algo parecido e explicou que uma seleção de sementes pode ter possibilitado o crescimento exagerado do fruto. “Nas hortas que eu já fui, a máxima é de 10 quilos. O responsável pelo desenvolvimento dessa variedade com certeza foi selecionando os frutos maiores e reproduzindo as sementes deles. Não necessariamente é uma mutação ou um evento de transgenia”, disse.
A esposa de Walter, responsável por cuidar da planta, ainda não sabe quando a abóbora será colhida, mas já imagina o trabalho que ela vai dar. “Vai ter que ter muita panela pra cozinhar elas”, brincou.
Abóboras gigantes com quase 100 kg chamam atenção no Norte do Espírito Santo. (Foto: Reprodução/TV Gazeta Norte)Abóboras gigantes com quase 100 kg chamam atenção no Norte do ES. (Foto: Reprodução/TV Gazeta Norte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário