MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de agosto de 2013

Vendedor do ES é candidato a viagem sem volta para Marte


Sonho do morador de Vila Velha começou ainda na infância.
Projeto Mars One quer colonizar o 'planeta vermelho' em 2023.

Leandro Tedesco Do G1 ES com informações da TV Gazeta

O vendedor John Erickson quer morar em Marte (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)O vendedor John Erickson quer morar em Marte
(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
O sonho de conhecer Marte acompanha a vida do vendedor de Vila Velha John Erickson, de 63 anos, desde a infância. E a oportunidade surgiu recentemente: ele é uma das 500 mil pessoas em todo o mundo que se inscreveram para irem a uma viagem sem volta ao 'planeta vermelho' em 2023. Trata-se de um programa holandês chamado Mars One, com o objetivo de colonizar Marte. As inscrições acontecem até o dia 31 de agosto, na internet, e apenas 24 pessoas serão escolhidas.
Erickson contou que o interesse maior veio quando viu o astronauta Neil Armstrong pisando em solo lunar pela primeira vez. “Na época, quando meu pai viu aquilo, se empolgou tanto que até caiu do sofá e se machucou. Lembro da frase 'um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade. Falei com meu pai 'um dia seu filho dará o segundo grande passo, vai pisar em Marte'”, lembrou.
A expedição com objetivo de colonizar o planeta vermelho vai custar R$ 12 bilhões. Os escolhidos serão de nacionalidades diferentes. Os candidatos que decidem se inscrever pagam uma taxa que, de acordo com os organizadores do Mars One, ajudará a financiar o custo do projeto. Os futuros astronautas da missão serão escolhidos em quatro etapas.
Apesar de admitir as belezas do planeta Terra, o vendedor afirmou que troca tudo para realizar o sonho. “O Espírito Santo é um paraíso terrestre, com pessoas lindas, mas apesar de tudo isso eu quero ir a Marte, quero descobrir nossa verdadeira origem. Tenho certeza de que quando chegar lá, vou descobrir que não estamos sozinhos”, disse.
Mesmo que a viagem seja apenas de ida, John garantiu que tem o apoio da família, até mesmo da filha de apenas 10 anos. “Eu quero que ele vá, pois essa foi uma promessa que ele fez para o pai dele, então tenho que apoiar”, disse a estudante Kíria Nascimento.
‘Big Brother’
Os escolhidos serão divididos em seis viagens só de ida, com quatro passageiros cada, entre 2022 a 2024. A primeira partida está prevista para o segundo semestre de 2022, e chegará ao planeta sete meses depois, já em 2023. A organização aposta na realização de um reality show, em que serão exibidos os treinamentos para viagem, para angariar recursos e financiar boa parte da missão.
Ilustração mostra como seria o abrigo dos turistas que viajariam até Marte com a Mars One (Foto: AFP)Ilustração mostra como seria o abrigo dos turistas que viajariam até Marte com a Mars One (Foto: AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário