MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Tiradentes recebe 16ª edição do Festival de Gastronomia


Neste ano, o tema é a valorização da cozinha regional brasileira.
Mais de 80 atrações culturais divertem os 35 mil visitantes.

Cíntia Paes Do G1 MG, em Tiradentes

Tiradentes está pronta para receber milhares de turistas até o fim do mês (Foto: Cíntia Paes/G1)Tiradentes está pronta para receber milhares de turistas
até o fim do mês (Foto: Cíntia Paes/G1)
Começa nesta sexta-feira (23) a 16ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, na cidade histórica de Minas Gerais. Cerca de 35 mil visitantes são esperados em dez dias de eventos. São palestras, cursos, estandes, festins, shows e atrações culturais variadas que compõem o festival. Ao todo, 40 restaurantes participam do circuito.
Neste ano, a busca por novos sabores na culinária brasil é o tema de festins, debates, palestras e cursos. Para isso, chefs renomados de várias partes do país estão na cidade, para promover a divulgação de ingredientes regionais e enriquecer a gastronomia brasileira.
O festival vai promover o encontro de Paraná e Bahia, com o trabalho conjunto dos chefs Celso Freire e Tereza Paim. Mato Grosso e São Paulo se encontram pelas mãos e criatividade dos chefs Ariani Malouf e Benny Novak. Distrito Federal e Rio Grande do Sul estão juntos, representados por William Chen Yen e Carla Tellini. Todos eles estão na segunda etapa da Expedição Brasil Gastronômico, que busca a valorização das cozinhas regionais.
A culinária mineira também é destaque do festival, e é representada pela nova geração de chefs, entre eles Felipe Rameh, Leonardo Paixão e Henrique Gilberto.
Largo dos Chefs começa a ser montado em Tiradentes (Foto: Cíntia Paes/G1)Largo dos Chefs começa a ser montado em Tiradentes
(Foto: Cíntia Paes/G1)
O último fim de semana, nos dias 31 de agosto a 1º de setembro, é dedicado para a cozinha latino-americana, representada pelos chefs Fernando Rivarola (de Buenos Aires, Argentina), Juan Manuel (de Bogotá, Colômbia), Maurício Acuña (de Quito, Equador) e Bruno Oteiza e Gerard Bellver (da Cidade do México, México).
Uma feira com 15 produtores da agroindústria, de todo estado, vão mostrar no Largo da Rodoviária, que vai ser rebatizado, durante o festival, de Largo do Chef,  produtos típicos de Minas, como mel, cachaça, café, doces e queijos.
No mesmo local, vários restaurantes vão oferecer um cardápio especial, sempre pensando na comida com ingredientes simples, mas muito saborosa.
No Largo das Forras, a principal praça da cidade, o Espaço Senac vai oferecer cursos e debates sobre culinária abertos ao público. Na praça, outros quatro restaurantes da cidade vão servir menus especiais e mostrar a cozinha ao vivo, com a preparação dos pratos feitos na hora, sob os olhares dos visitantes. 
Tiradentes também é cultura
Além da gastronomia, 84 apresentações artísticas prometem divertir o público. Artistas dos mesmos estados que participaram da Expedição Brasil Gastronômico também foram convidados para estarem no cardápio cultural. Atrações da região completam a programação.
Na música, os destaques ficam por conta do escritor de saxofonista Luiz Fernando Veríssimo, com a banda Jazz 6, o Tomati Jazz Trio, liberado pelo guitarrista Carlos Tomati, mais conhecido como integrante do Sexteto do Jô, além do instrumentista gaúcho Renato Borghetti e o gaitista Gabriel Grossi.
No teatro, os grupos Maria Cutia, de Minas, o Povo da Rua, do Rio Grande do Sul, e Grua, de São Paulo. Atrações com números circenses e de contação de história também estão na programação.
Tiradentes vai reunir chefs e artistas de várias partes do Brasil (Foto: Cíntia Paes/G1)Tiradentes vai reunir chefs e artistas de várias partes do Brasil (Foto: Cíntia Paes/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário