MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de agosto de 2013

Cerca de 40 baleias-francas são avistadas no litoral catarinense


Mamíferos foram vistos a 200 km da costa de Imbituba, no Sul de SC.
Tempo claro facilitou a observação dos animais marinhos.

Do G1 SC
Segundo biólogos, é comum as baleias-francas andarem em grupo nesta época do ano.  (Foto: Paulo Flores/ICMBio/PBF-Brasil)Segundo biólogos, é comum as baleias-francas andarem em grupo nesta época do ano. (Foto: Paulo Flores/ICMBio/PBF-Brasil)

Cerca de 40 baleias-francas foram avistadas no litoral catarinense pela manhã de sexta-feira (2). O bando foi encontrado a cerca de 200 km da costa de Imbituba,  no Sul de Santa Catarina. Os animais marinhos foram observados de dentro de helicópteros pelo Projeto Baleia Franca (PBF), que realizou o primeiro sobrevoo da temporada nesta sexta para monitorar os mamíferos.
Muitas baleias foram reconhecidas pelos especialistas, a partir de marcações feitas anteriormente ou pelas calosidades avistadas nos animais. "Conseguiremos identificá-las pelas calosidades, que são como a impressão digital do animal, nenhum é igual a outro", afirmou Pedro Castilho, professor de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc).
"É comum elas andarem em grupos nesta época. Elas vêm da Antártida para acasalarem e até mesmo para amamentarem os filhotes com mais conforto, devido à temperatura da água daqui ser mais elevada. Por volta de outubro elas começam a retornar para a Antártida e os grupos começam a diminuir. Hoje mesmo uma foi avistada em Florianópolis", relatou Rodrigo Freitas, biólogo da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário