MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de agosto de 2013

Substância encontrada na laranja combate a ansiedade, diz pesquisa


Estudo foi realizado por pesquisadores da UFS.
Área central do sistema nervoso é uma das linhas da pesquisa.

Fredson Navarro Do G1 SE

Substância da laranja combate a ansiedade, diz cientista sergipano (Foto: Edinah Mary/Seides)Pesquisa feita por alunos da UFS garante que substância da laranja combate a ansiedade (Foto: Edinah Mary/Seides)
Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) descobriu que existe uma substância na laranja que combate a ansiedade através da pesquisa intitulada ‘Investigação do potencial de produtos naturais como agentes terapêuticos nos transtornos comportamentais’. O projeto é coordenado pelo professor Damião Pergentino de Sousa que há 7 anos desenvolve estudos com produtos naturais, focando uma aplicação farmacológica no Laboratório de Química de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos.
Professor é o corrdenador do grupo de pesquisa (Foto: Arquivo Pessoal)Professor Damião Pergentino é o coordenador do
grupo de pesquisa (Foto: Arquivo Pessoal)
Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível comprovar que o limoneno, substância encontrada no óleo da laranja, participa da ansiolítica, tem uma ação psicoativa que atua sobre o comportamento e combate a ansiedade.
“O resultado foi obtido através da pesquisa básica. Nesta primeira etapa testamos apenas a atuação do limoneno em modelos experimentais relacionados à ansiedade e foi possível comprovar cientificamente que o componente majoritário do óleo da laranja, o citrus aurantitum, contribui com sua atividade ansiolítica.Para obter um fármaco demora vários anos. A legislação é rigorosa, pois a etapa final é com o ser humano”, explica o professor.

A pesquisa foi feita no laboratório sob a ótica da química medicinal. “A área central do sistema nervoso é uma das linhas da pesquisa. Estudamos há alguns anos uma forma de isolar as substancias psicoativas que atuam no comportamento humano com finalidade de corrigir possíveis distúrbios comportamentais ou neurológicos. Dentro da linha de psicofarmacologia, um dos nossos temas de trabalho é a ansiedade”, ressalta.
Luciano Dantas explica que ansiedade por se transformar em doença (Foto: Arquivo Pessoal)Luciano Dantas explica que ansiedade por se
transformar em doença (Foto: Arquivo Pessoal)
O psicólogo Antônio Luciano Dantas define que ansiedade é um estado emocional que faz parte da natureza humana e funciona como alerta e estimulo para situações de vida, reais ou imaginarias, por exemplo: dirigir, fazer concurso, apresentar seminário, competir, sofrer assalto ou ser avaliado. “Em situações de risco real, como assalto, por exemplo, ela funciona através do medo como mecanismo de luta ou fuga”, explica.

A ansiedade compreende sintomas psíquicos como desconforto, apreensão, tensão, medo, insegurança, sintomas físicos como tensão muscular, tontura, taquicardia, sensação de aperto e comportamentais como irritabilidade, inquietude ou aflição. “É considerada saudável quando existe um equilíbrio com o desempenho, é quando funciona como força motivadora, propulsora das atividades”, detalha.
“A ansiedade é considerada doença quando se torna um transtorno e causa sofrimento"
Luciano Dantas
A ansiedade é o sintoma principal nos transtornos ansiosos como fobias, ataque de pânico, ansiedade generalizada ou pode fazer parte de um conjunto de sintomas de ouros transtornos depressivos.

“É considerada doença quando se torna um transtorno, ou seja, interfere de maneira significativa na vida da pessoa causando bastante sofrimento e desconforto, sendo persistente e recorrente. Depende também da vulnerabilidade da pessoa e de como ela apreende o mundo”, afirma.

O psicólogo recomenda como controlar a ansiedade e faz um alerta. “A melhor forma é manter uma vida saudável com uma boa alimentação, praticando atividade física e boa vida relacional, se não funcionar é recomendável buscar ajuda com psicoterapia”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário