MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 5 de julho de 2025

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 05/07/2025

 

PT só tem um nome em Itabuna

Manoel Porfírio abriu o jogo e declarou que o PT vai voltar a governar Itabuna. Teve gente sem noção achando que ele se referia a qualquer petista. Besteira. Porfírio é o candidato natural num partido cheio de fantasmas, como agregados do finado Gelado Limões. Quem tem votos e cargo é Porfírio, dono da maior votação da história para vereador. O resto, para deixar bem claro, é só resto mesmo.

Cadê os pais desse povo?

Quer praça bonita? Então não se comporte como animal em uma. A Praça Camacan, toda reformada, foi reaberta há poucos dias e já tem destruição e sujeira. Já tem equipamento quebrado, porque os pais omissos deixam crianças grandes e adolescentes usarem os brinquedos de crianças pequenas ou de cadeirantes, feito para o peso delas. Quem tem que fiscalizar os filhos são os pais, não a GCM.

Sem educação para o banheiro

Outro problema é causado por adultos que não receberam educação dos pais quando criança. Estão sujando o banheiro, que é gratuito. Deixam até calcinha pendurada e papel higiênico no chão. O futum prejudica quem vende comida na praça de alimentação, ao lado do banheiro. Se porcos usassem o banheiro ele estaria mais limpo. O jeito é cobrar pelo uso para evitar os abusos.

Deu tudo errado na Bahia

zeronimo Foi um vexame a visita de Ludrão a seu curral na Bahia. O gado se revoltou, vaiou e xingou ele, Wagner e Zeronimo. No desfile do 2 de Julho, um cidadão colocou uma caixa de som e, ao microfone, cobrava a devolução do dinheiro que os sindicatos ligados ao PT roubaram dos aposentados. "Cadê o dinheiro do INSS, Lula?" dizia, completando com "Jeronimo, voce não tem vergonha não?"

Lula Biden sem noção de nada

O descondenado Ludrão ainda virou piada ao dizer, numa entrevista, que "finalmente saiu a ponte de Itaparica!" Ninguém sabe onde ela foi construída. Na Bahia é que não foi. Enganação história desde a posse de Wagner, que anunciou a inauguração para 2013, a ponte foi promessa de "agora sai" na reeleição dele, nas duas eleições de Rui B. Osta e na de Zeronimo. E tem gado acreditando...

Virou piada na internet

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto ironizou e disse que Ludrão está "vivendo na Jerolândia", um mundo paralelo que só existe na cabeça do conversador da Bahia. "Lula podia ter ido lá para mostrar onde está a ponte", cutucou. "Ainda não há uma única estaca da ponte de Itaparica". O que já existe, lembrou, foram, mais de R$ 500 milhões em estudos e projetos sem nenhum resultado.

Paga agora, mas espera dois dias

A Emasa finalmente entrou no século 21, em parte. Resolveu o problema dos boletos que quase nenhum banco aceitava. Anunciou que agora voce pode pagar sua conta salgada com Pix, com a quitação aparecendo de imediato na empresa. Tudo muito bonito, tudo muito bom. Mas não adianta pagar instantaneamente e a Emasa continuar exigindo dois dias úteis para religar a água...

Candidata do bloco "eu sozinha"

O sempre antenado jornalista Jamessom, do blog Agravo, chamou a atenção para as dificuldades que a aspone de Zeronimo, Ai Dela Dinheiro, terá se for candidata a deputada federal no próximo ano. Não vai ter o apoio do PSB, que lançará Bebeto, nem de Jerbson e Augustão, que são candidatos. Não vai ter nem o apoio do PT local, fechado com Jojoba Gomes. Resta o apoio de Zeronimo, que vale zero.

Quem é o governador mesmo?

Um detalhe chamou a atenção no Ita Pedro. Os locutores falavam do apoio do Governo do Estado o tempo todo. Mas raramente citavam Zeronimo. Por outro lado, vira e mexe citavam o sinistro do Ludrão, Rui B. Osta. Pelo jeito o candidato ao governo em 2026 não vai ser Zeronimo e sim Rui, que está doido para voltar a ser governador, até mais do que virar senador. Quer a caneta e a marreta.

Escondendo o bode no quarto

Zeronimo estava no Ita Pedro, com Augusto, mas deve ter aprendido com as vaias gigantescas que levou ao subir no palco em Jequié e outras cidades. Em Itabuna, ficou bem longe do palco, onde só Augusto desfilava embaixo de aplausos, coisa rara na política. O normal é qualquer político ser vaiado quando aparece ao lado do artista. Como, aliás, Zeronimo aprendeu nas micaretas juninas deste ano.

Deficientes de vergonha na cara

Uma coisa que precisa ser resolvida no Ita Pedro é o abuso de secretários dando carteirada para invadir o espaço dos deficientes com um monte de "parças". No Conexão Morena, da Morena FM, o pessoal relatou a dificuldade dos cadeirantes em circular e até em ver os shows, já que os "deficientes da moral" ficavam na frente. Até para ir ao banheiro os deficientes tiveram dificuldade.

Carregando morto na rua

Trataram a nomeação de um itabunense para a Ceplac como coisa importante. Parece que esquecem que Dilma rebaixou a Ceplac a "departamento" do ministério. Esquecem que o regime do Ludrão descondenado vem retalhando o patrimônio da Ceplac e entregando para a UFSB. Esquecem que quase todos os servidores estão prestes a se aposentar e não haverá concurso. Esquecem.

PT decide de que lado cai

pt É grande a curiosidade sobre a eleição do diretório do PT em Itabuna. Se Nina Rosa for eleita presidente, todo mundo sabe que o vereador Manoel Porfírio será o candidato do partido a prefeito em 2028, já que Augusto não pode se reeleger. Se der vitória de Jaquissom, quem vai concorrer? O finado Gelado Limões nem é mais do PT, depois de se jogar no colo de ACM Neto.

Risco de virar figurante

O grupo de Jaquissom não engole Porfírio, seja por inveja dos votos que ele tem e Gelado não, seja por ter sido derrotado na plenária que definiu o apoio a Augusto. O certo é que, se o grupo vencer, vai deixar a administração e o apoio a Augusto. Para ele, não vai fazer diferença alguma, porque tem o apoio do estadual. A única consequência é o PT voltar à insignificância dos anos geraldistas.

"Professor" não sabe o hino

O conversador da Bahia chegou no desfile do 2 de Julho sorrindo, mas durou pouco. Primeiro pagou mico ao não acertar a letra do hino nacional durante o hasteamento das bandeiras. Estava claramente perdido. Depois começou a ouvir as vaias, cada vez maiores, ao longo do trajeto. Foi fechando a cara até ficar emburrado de vez. Se não fosse 2 de Julho ninguém teria ido ver o Ludrão.

Brigando na porta do brega

Mas Zeronimo não foi o único a passar vexame na maior data da Bahia. O eterno líder de governo na Assembleia Legislativa, Enrolemberg Pinto, deu piti porque foi barrado na área das autoridades. Ao saber que não foi convidado, Enrolemberg começou a gritar com os seguranças, dando escândalo e berrando que, se ele não entrasse, ninguém entraria. Parecia barraco em porta de brega.

Pra que concorreu a vereador?

Dizem que a birra dos vereadores "de situação" em Itabuna é porque a reforma administrativa de Augusto Castro não saiu. Gozado... o eleitor pensou que a pessoa queria ser vereador e votou nele para ter uma vaga na Câmara. Agora o sujeito que pediu votos para "defender seu bairro" na Câmara quer virar secretário. Não era melhor abrir mão de concorrer para quem quer ser mesmo vereador?

Ludrão deu troco a Zeronimo

Certa vez, Zeronimo jogou a responsabilidade sobre a insegurança na Bahia no colo do Ludrão, alegando que é "dever do governo federal". Agora o Ludrão deu o troco. Durante uma entrevista na visita desta semana, o ex-condenado disse que "o crime organizado cresce porque, em alguns estados, parte da polícia é conivente". E disse que a segurança "é de responsabilidade dos Estados"...

Os dois são cúmplices

A verdade é que a responsabilidade dos crimes nacionais e combate às facções é federal, mas a segurança local é do estado, dono das polícias civil e militar. Também é verdade que a Bahia é o estado mais perigoso do país, com recorde de homicídios, execução de facções, morte de jovens e de gays. E é assim desde que o PT assumiu o governo, em 2007, com Wagner. Só fez piorar em 18 anos.

Leur é visitante malcriado

O deputado federal Leur Nem Tanto, que é do UB, mesmo partido de Valderico Reis II, fez papel de convidado mal educado no aniversário de Ilhéus. No meio de seu discurso, do nada, soltou um “Jabes, Ilhéus já tem deputado federal”. Pegou mal. O acordo para Jabes Ribeiro apoiar Valderico tem como contrapartida o apoio dele a Jabes para federal em 2026. E a gracinha não passou batida.

Sem levar desaforo pra casa

A resposta veio numa entrevista ao Tabuleiro. Falando com firmeza e ironia, Jabes lembrou que "há um acordo político e ele deve ser respeitado", deixando claro que o contrário seria uma traição imperdoável. Ainda prometeu que tem que cumprir "porque senão dá problema”. E terminou colocando Leur em seu devido lugar: "meu acordo não é com Leur Lomanto. O meu acordo é com Júnior e ACM Neto".

A gente vem avisando...

Desde 2024 a gente avisa que o PSD vai acabar rompendo com o PT por causa da insistência e arrogância dos petistas em montar uma chapa para 2026 só com membros da facção. Primeiro diziam que era fake news e sem chance. Depois os recadinhos de Coroné Ângelo começaram, irritado por ser limado para dar lugar a Rui B. Osta. Agora a coisa ficou quente, porque o recado é de Otto.

Preparando a saída de casa

Nas últimas entrevistas, ele não diz mais que a coligação é sólida e não existe chance de separação. Otto começou a colocar umas roupas na mala e anda procurando apartamento... No mês passado disse que o PSD pode abandonar o grupo se o PT insistir na ideia. Na semana passada, postou video afirmando que está pronto para “novos desafios”. Não falava de ser candidato a vice-presidente.

Sinal de fumaça é fogo na roça

Essa foi a versão plantada pelo PT em sites amigos. Otto se referia a uma mudança dentro da Bahia e não sair para vice de algum candidato a presidente. Um sinal gritante foi a presença dele na recepção ao ex-condenado Ludrão. Os petistas só divulgaram fotos com Wagner, Rui e Zeronimo (a chapa puro-fedor), sem Otto. Que por sua vez, fez questão de ignorar o evento em suas redes sociais...

Os delirantes da política

O sujeito já tentou se eleger seis vezes prefeito de uma cidadezinha com meia dúzia de habitantes, fracassou, mas quer ser candidato ao... Senado. Outro teve 49 votos para vereador em Itabuna, mas já é candidato a deputado federal. Um terceiro recebeu 24 votos para vereador, mas acha que tem condições de concorrer a deputado estadual. Difícil saber se é deficiència mental ou malandragem.

Alguém chame o Ratinho

A Bahia parece programa sensacionalista. A ex-diretora do presídio de Eunápolis, presa por facilitar fuga de 16 bandidos, teve um bebê e diz que ele é do ex-deputado Uldorico Pinto Jr. Abriu processo por pensão e anexou fotos do casamento com ele e um exame de DNA. O Pinto junior diz que não é dele e quer outro exame. Podiam levar os dois ao Programa do Ratinho para tirar a dúvida...


    Histórias da política baiana

Em 2008, Itabuna estava cansada da disputa entre Gelado Limões e Jegue Cuma. Eles não estavam na disputa, mas o vice de Cuma, Capetão Azêdo, concorria sem o apoio dele contra a esposa de Gelado, Juçara. Um terceiro nome começou fraco, mas foi crescendo e, na reta final, tinha chance de vencer.

Era Capitão Fábio, ex-deputado estadual com nome limpo e respeitado. Mas nem ele acreditou na vitória e acabou aceitando um acordo idiota, proposto por Gelado, para apoiar Juçara nos últimos dias de campanha. A manobra, burra sob qualquer análise, afundou Fábio e também Juçara, dando a prefeitura, de mão beijada, para Azêdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário