Modelo
de remuneração da assistência à saúde no Brasil deveria avaliar
qualidade no atendimento e não somente volume de atendimentos.
São Paulo, 23 de julho de 2025
- De janeiro a maio deste ano, o Brasil registrou 37.170 novos casos de
erros médicos (danos materiais e/ou morais decorrentes da prestação de
serviços de saúde), segundo dados do Conselho Nacional de Justiça.
Atualmente, há 153.993 processos pendentes e 31.119 casos julgados. Em
2024, o país apresentou um aumento de 506% no número de processos por
erro médico, totalizando 74.358 ações judiciais. Esses números são
alarmantes e preocupantes quanto à segurança do paciente.
Entre
agosto de 2023 e julho de 2024, o Brasil contabilizou 396.629 falhas na
assistência à saúde, tanto na esfera pública quanto na privada. Esses
dados foram levantados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA),
com base em informações fornecidas pela Agência Nacional de Vigilância
Sanitária (Anvisa).
Para
este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1 em cada 10
pacientes sofra danos durante os cuidados de saúde, resultando em cerca
de 2,6 milhões de mortes anuais devido a falhas na assistência.
Aproximadamente 80% dessas falhas poderiam ser evitadas. Globalmente,
mais de 134 milhões de pessoas sofrem consequências de danos
assistenciais a cada ano.
Mas como está a segurança do paciente em nosso país?
Em
2013, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança
do Paciente, buscando promover melhorias nesse segmento. O tema ainda é
relativamente novo no Brasil e, embora muitas instituições tenham
aderido ao programa, o progresso ainda caminha a passos lentos. Entre os
principais obstáculos encontrados para a ampla disseminação dos
princípios de segurança do paciente é o sistema de remuneração do setor
de saúde.
Segundo
Salvador Gullo Neto, consultor de Segurança do Paciente da ONA, “o
modelo de remuneração predominante no Brasil, conhecido como fee-for-service
(pagamento por serviço) está presente em mais de 95% das relações
comerciais entre prestadores de serviço e operadoras de planos de saúde.
Ou seja, os prestadores de serviço recebem de acordo com o volume de
procedimentos realizados, independentemente da qualidade do atendimento.
Precisamos mudar esta cultura e implementar modelos de remuneração
baseados na qualidade do serviço prestado, e não na quantidade. Sem
incentivos financeiros para atender a este objetivo, as instituições
tendem a focar mais no volume de atendimentos do que na qualidade e
segurança. Se o incentivo for a qualidade e os resultados assistenciais,
acredito que conseguiremos transformar essa realidade, colocando a
segurança do paciente como prioridade máxima em todos os serviços de
saúde”.
De
acordo com Gullo Neto, os Estados Unidos estão em um nível mais
avançado nesse aspecto. “Mesmo instituições de saúde mais simples
conseguem realizar processos de acreditação, por possuírem uma
preocupação forte sobre a segurança do paciente, que está muito ligada à
judicialização. Todas buscam realizar os processos assistenciais de
forma correta para evitar processos judiciais”, explica.
No
Brasil, Gullo Neto observa que grande parte das instituições de saúde
tem uma cultura punitiva e que o foco ainda é penalizar quem comete
erros, sem analisar as verdadeiras causas do problema. Em geral, quando
temos falha na assistência que resulta em dano a um paciente, as causas
são múltiplas e quase sempre ligadas a processos mal estruturados ou
inadequados. O mais simples é tentar encontrar um culpado pelo evento
negativo e demitir esta pessoa como se fosse a solução do problema. Se
não mudarmos essa cultura e não buscarmos entender as causas que levam
aos erros, continuaremos estagnados e repetindo as mesmas falhas. As
pessoas, por via de regra, não erram intencionalmente. O importante é
identificar a causa raiz dos erros, aprender com as falhas e criar
mecanismos para preveni-los. Isso demonstra um compromisso real com a
meta de Zero Dano Evitável.”
Implementar
um plano de segurança do paciente é um grande desafio. Segundo dados
recentes da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, das mais
de 380 mil organizações de saúde registradas no Cadastro Nacional de
Estabelecimentos de Saúde (CNES), apenas 9803 instituições contam com o
Núcleo de Segurança do Paciente, o que representa apenas 2,57% do total.
“Se
os gestores e equipes não estiverem preparados e focados na qualidade, o
processo dificilmente avançará. E quando o sistema é implementado, a
maioria acredita que os números de erros reportados diminuirão de
imediato. Mas, na prática, o que acontece é o contrário: inicialmente, o
número de eventos adversos aumenta, porque muitas falhas nem eram
percebidas e estavam subnotificadas. Mas com um trabalho contínuo, a
instituição atinge um platô mais estável, momento em que os números
começam a melhorar”, explica dr. Salvador.
No
Brasil, há hospitais – públicos e privados – focados em oferecer maior
segurança ao paciente. “A acreditação é uma ferramenta que nos permite
avaliar comprometimento das instituições com a segurança do paciente.
Inclusive, o nível 1 de acreditação tem como foco os processos e métodos
que garantam a segurança do paciente”, pontua.
Por onde começar com o plano de segurança do paciente?
Diversas
medidas podem ser instituídas para reduzir os danos assistenciais. A
portaria ministerial 529 de 2013 (Ministério da saúde) e a RDC 36 da
Anvisa, também do mesmo ano, orientam os passos iniciais que seria a
constituição do Núcleo de Segurança do Paciente e através dele,
determinar um Plano de Segurança do Paciente.
Este
plano de segurança do paciente deverá ser desdobrado para implementar
as seis metas de segurança do paciente, o sistema de notificação de
incidentes, a capacitação de todo o time assistencial, entre tantas
outras medidas.
Quando a instituição estiver com seus processos iniciados e evoluindo na gestão da segurança do paciente, a acreditação
hospitalar funciona como uma mola propulsora, acelerando o
desenvolvimento da gestão na instituição de saúde, incrementando muito a
qualidade dos processos e a segurança no cuidado aos pacientes.
"A
obtenção da acreditação é um dos caminhos para a melhoria contínua. Os
manuais da metodologia ONA acabam se tornando um grande guia para as
organizações de saúde, mas exige comprometimento, disciplina e uma
profunda mudança cultural dentro das organizações. Além de aumentar a
segurança no atendimento médico e na realização de exames e
diagnósticos, também promove maior precisão e confiança, tanto para
pacientes quanto para profissionais de saúde. O processo contribui ainda
para minimizar riscos e reduzir falhas operacionais", acrescenta
Gilvane Lolato, gerente geral de Operaçoes da ONA.
O cenário de acreditação no Brasil
- Atualmente, das mais de 380 mil organizações de saúde registradas no
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 2.035 são
acreditadas. Deste total, a ONA é responsável por 72,1% das
certificações, o que corresponde a mais de 1.700 instituições, sendo 430
hospitais. Dos 380 mil serviços de saúde cadastradas no CNES, 0,45% das
instituições de saúde são certificadas no Brasil.
Concentração
de instituições acreditadas pela ONA: Atualmente, 61% das instituições
acreditadas pela ONA estão concentradas na região Sudeste. O Sul é
responsável por 12,7%; Nordeste 12,1%; Centro-Oeste, 11,4% e Norte por
2,8%.
Diversos perfis com a acreditações ONA:
Das mais de 2 mil acreditações ONA, 68,7% são de gestão privada; 22,2%
de gestão pública; 8,3% filantrópica e 0,1% de gestão militar.
Tecnologias aliadas à segurança do paciente:.
As
tecnologias emergentes estão redesenhando o futuro da segurança do
paciente, promovendo uma assistência mais segura, personalizada e
eficiente. Soluções baseadas em inteligência artificial, machine
learning e big data já permitem prever riscos clínicos antes que
ocorram, por meio da análise de padrões em prontuários eletrônicos e
sistemas de apoio à decisão clínica. “A Internet das Coisas (IoT)
possibilita o monitoramento contínuo e em tempo real de sinais vitais e
eventos adversos. Além disso, o uso da realidade virtual na capacitação
de equipes e a rastreabilidade por blockchain
trazem novas garantias de qualidade, rastreamento de medicamentos e
integridade de dados. Essas tecnologias, integradas a uma cultura de
segurança sólida, têm o potencial de transformar radicalmente os modelos
de cuidado e reduzir, de forma significativa, os danos evitáveis nos
serviços de saúde”, conclui Gilvane. Segundo o Dr. Salvador, a
usabilidade destas tecnologias também sido muito trabalhado com o
intuito de promover uma utilização em mais larga escala destes
dispositivos tecnológicos. “Atualmente, as grandes empresas de
tecnologia, contam com equipes focadas na usabilidade das ferramentas,
tornando os aplicativos cada vez mais interativos, amigáveis e
acessíveis a usuários de todas as idades. Essa facilidade gera curiosidade, engajamento e, facilita o aprendizado”, ressalta.
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