Touareg Seguros explica como evitar problemas e proteger-se nessa situação
São Paulo, outubro de 2024 —
Com a aproximação das eleições municipais em outubro e o aumento das
campanhas eleitorais nas ruas, os proprietários de veículos devem estar
atentos a um fator crucial que pode impactar a cobertura do seguro
automotivo: a propaganda eleitoral nos automóveis. Isso porque, em
certos casos, essa prática pode inviabilizar a cobertura oferecida pelas
seguradoras.
“Quando
um veículo é utilizado para propaganda eleitoral, ele pode ser
considerado um ativo de marketing, sujeito a regulamentações
específicas”, explica André Costa, CEO da Touareg Seguros. Essas
regulamentações podem levar as seguradoras a classificar o veículo como
um meio de comunicação ou publicidade, o que pode alterar as condições
da apólice e, eventualmente, resultar na exclusão da cobertura em caso
de sinistro. “Se o carro for utilizado exclusivamente para campanhas
políticas, ele pode ser considerado um veículo comercial para fins
publicitários, o que geralmente não está coberto pelas apólices de
seguro automotivo pessoal”, ressalta Costa.
Além
disso, a legislação eleitoral exige que os veículos usados para
propaganda cumpram normas específicas, como evitar poluição visual e
sonora. O descumprimento dessas regras, ou a percepção da seguradora de
que o veículo não está em conformidade, pode levar à aplicação de
multas, ao cancelamento da cobertura ou à recusa de pagamento de
sinistros.
“É
essencial que o segurado, antes de adicionar qualquer propaganda ou
realizar modificações no veículo, consulte seu corretor de seguros sobre
a política da seguradora, evitando mal-entendidos”, alerta Costa. “Cada
empresa possui critérios próprios para análise de risco e aceitação em
relação a modificações, como a adesivação, comum durante as campanhas
eleitorais, observando especialmente se o carro segurado é usado para
fins particulares ou profissionais.”
Para
se proteger, o segurado deve entrar em contato com a seguradora antes
de usar o veículo para qualquer tipo de propaganda eleitoral, informando
sobre o uso pretendido e buscando orientação sobre possíveis impactos
na cobertura. Revisar os termos da apólice também é fundamental para
compreender as implicações de usar o veículo para fins publicitários.
“Algumas seguradoras oferecem coberturas adicionais para situações
específicas, com um custo que pode ser muito mais vantajoso do que
correr o risco de ficar sem indenização em caso de sinistro”, destaca
Costa.
O executivo
lembra de um caso em que um segurado optou por não pagar uma taxa
adicional de R$ 80,00 e acabou perdendo a indenização de R$ 350 mil em
um sinistro.
Se a
seguradora não cobrir o uso do veículo para propaganda eleitoral, o
segurado pode buscar opções de cobertura especializadas. Existem
seguradoras que oferecem apólices adaptadas para veículos utilizados com
fins publicitários. Também é importante que toda a documentação
relacionada ao uso do veículo para propaganda esteja em conformidade com
as normas eleitorais, com os comprovantes necessários para apresentar à
seguradora, se necessário.
“A
prevenção e o entendimento das implicações do uso de veículos para
propaganda eleitoral são fundamentais para garantir que o segurado
esteja adequadamente protegido e não enfrente surpresas indesejadas”,
conclui Costa.
Sobre a Touareg
Fundada
em 2011, a Touareg Corretora, referência no mercado de Seguros e de
Franquias no País, conta com um quadro de profissionais com vasta
experiência. Essa expertise direciona o escopo de atuação para conciliar
tecnologia com assertividade e conhecimento humano para entender
situações, personalizar ofertas e fidelizar o cliente.
Para
ampliar o alcance e a excelência dos produtos oferecidos e serviços
prestados, a Touareg, desde 2018, capacita os seus franqueados e
pretende ultrapassar a marca de 350 Franquias até dezembro de 2024.
Para
isso, disponibiliza treinamentos e suporte aos parceiros de negócios,
franqueados e clientes. Em 2023, a Touareg alcançou R$ 42 milhões em
prêmios de seguros, representando um crescimento anual de 130% contra
13% do setor de Franchising.
Os
números e avanços relatados nesse texto conferiram, à Touareg
Corretora, premiações de desempenho junto à Seguradoras como, por
exemplo: a Bradesco Seguros, Porto Seguro, Allianz Seguros, Pottencial
Seguradora, Tokio Marine Seguradora e Mapfre Seguradora.
Raio-X
- Tipo de franquia: home based
- Investimento inicial: R$ 40 mil
- Royalties: 26%
- Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
- Franqueado ganha 74% nas vendas realizadas
- Lucro médio mensal: R$ 6.000
- Prazo de retorno: a partir de 10 meses
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