A
consolidação do delivery na vida do brasileiro tem trazido algumas
mudanças de hábitos de consumo e criado oportunidades para os
empreendedores do setor de alimentação.
É o que mostra a primeira edição do Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood, feito em parceria com a consultoria de foodservice Galunion. O documento foi lançado no iFood Move, maior evento para restaurantes da América Latina, nesta quinta-feira (26).
Um
dos destaques é o crescimento de pedidos de café da manhã, que tiveram
um aumento de 31% entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo de 2024,
sendo que metade dos pedidos são de padarias. Neste momento do dia, no
entanto, apenas 19% dos estabelecimentos parceiros do iFood estão
abertos, o que aponta um nicho com espaço para ser explorado.
Outro
momento do dia que tem conquistado os usuários do delivery é a
madrugada, turno que registrou aumento de 25% nos pedidos. A
oportunidade para restaurantes é grande: neste momento do dia, somente
7% dos estabelecimentos estão em funcionamento no iFood. O período com
maior quantidade de entregas continua sendo o jantar, com 58% dos
pedidos.
“Ter
acesso a dados e informações de qualidade nos ajuda a tomar decisões
melhores. Ao chegar a 100 milhões de pedidos no mês, em agosto, tivemos
certeza de que era a hora de dividir informações que podem ajudar os
parceiros na construção de estratégias e apoiar o crescimento de todo o
ecossistema de restaurantes”, afirma Arnaldo Bertolacci, vice-presidente
de Restaurantes do iFood. “Há informações variadas no relatório,
como curiosidades e oportunidades reveladas a partir do comportamento do
consumidor no delivery de comida”, diz.
Comidas mais pedidas
Os
lanches e a comida brasileira se destacam entre as culinárias
preferidas pelos clientes da plataforma, figurando entre os cinco pratos
mais pedidos em todos os turnos do dia. No almoço, 38% dos pedidos é
por culinária brasileira.
As
marmitas também são bastante consumidas no dia a dia, ocupando o sexto
lugar no ranking geral, tendo tido um aumento de 6 vezes entre os anos
de 2019 e 2023. Já aos fins de semana, o consumidor está mais aberto a
“tentações gastronômicas”: 61% do consumo de pizza é feito de sexta a
domingo no iFood, por exemplo.
No
domingo, há uma maior venda de doces, comida italiana e pedidos em
padarias, sendo o único dia da semana em que refeições tradicionais não
figuram nos Top 10 de culinárias preferidas.
O
Relatório para Restaurantes também aponta as diferentes motivações para
o consumidor pedir pelo delivery, dependendo do momento. No cotidiano,
os clientes com restrições, como limitação de tempo, acabam optando pela
comodidade do serviço, pedindo pratos individuais e snacks entre
refeições. Mas há também motivações em pedir um delivery para contemplar
experiências mais coletivas, como refeições em família, receber amigos
em casa e celebrações.
Perfil dos empreendedores
Ao
longo de um ano, entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo
trimestre de 2024, houve um crescimento de 11,4% em estabelecimentos
ativos na plataforma. O estudo também traça um perfil dos donos desses
restaurantes: há um equilíbrio entre homens e mulheres, a maioria está
entre 30 e 44 anos e 69% têm filhos, sendo que 22% é pai ou mãe solo (3x
mais mulheres do que homens nessa situação). No total, 59% operam
apenas por meio do delivery e 77% dos estabelecimentos ficam ativos no
turno da noite. O iFood tem investido em soluções de inteligência
artificial para facilitar a gestão dos parceiros e 67% deles já dizem
usar a I.A. em seu dia a dia.
O
Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de
delivery no iFood está disponível por completo no iFood para Parceiros: parceiroifood.com/relatorio-para-restaurantes
iFood Move 2024
A
expectativa é reunir no iFood Move 2024 cerca de 10 mil empreendedores e
pessoas interessadas na troca de experiências e novidades do universo
das entregas por aplicativo. Com mais de 60 horas de conteúdo
distribuídas em seis palcos simultâneos, o evento abordará temas como
empreendedorismo, liderança, inovação, tendência e experiência do
consumidor, crescimento e os principais caminhos para o futuro do setor,
incluindo o uso da Inteligência Artificial nos negócios.
Os
participantes também terão acesso a uma arena de trocas entre negócios,
onde poderão compartilhar experiências com grandes especialistas do
setor, criar conexões e obter informações que apoiarão o crescimento de
seus empreendimentos. O evento, com mais de 20 mil metros quadrados de
área, foi concebido para fomentar o desenvolvimento contínuo do setor de
restaurantes no Brasil.
iFood Salão
No
iFood Move, foi celebrado um marco para a empresa, que deixou de operar
apenas no mundo virtual e chegou ao espaço físico dos restaurantes. A
nova frente de negócios, o iFood Salão, lança seu novo totem para pedidos.
Mais de 900 mil postos de trabalho, com impacto de 0,55% no PIB
O iFood também apresentou, durante o iFood Move, a nova edição da pesquisa que mede o impacto socioeconômico da plataforma,
realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). De
acordo com os novos dados da Fipe, as atividades do iFood foram
responsáveis por movimentar 0,55% do PIB nacional em 2023.
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