MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

IBGC lança pesquisa Comunidade de Aprendizado – Conselheiros pela Amazônia

 



A partir de seis mesas-redondas, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa propôs-se a atuar como agente articulador de debates sobre desenvolvimento sustentável 

 


São Paulo 05 de Agosto - A conservação da região e a criação de uma rede para discutir desafios e oportunidades sobre o seu desenvolvimento sustentável, além de analisar sua relação com a agenda de negócios, foram os principais objetivos do projeto Comunidade de Aprendizado Conselheiros pela Amazônia, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e que deu origem a uma pesquisa recém-publicada pelo instituto. A partir de mesas de discussões temáticas, a entidade propôs-se a atuar como agente articulador do tema, convidando conselheiros de administração e executivos para a ação em prol da governança climática.

Foram realizadas seis mesas-redondas, entre março de 2023 e abril 2024, que abordaram diferentes conteúdos e temas, todos relacionados ao território amazônico. Os principais aprendizados e discussões dos painéis destacaram a importância de integrar conhecimento local com práticas inovadoras. O material completo está disponível para download nesse link. 

 

Uma das principais conclusões dos debates foi que envolver as comunidades ribeirinhas e indígenas desde o início é essencial para o sucesso dos projetos, pois suas tradições e saberes contribuem para estratégias mais eficazes e respeitosas ao meio ambiente. “A criação de parcerias com empresas comprometidas em operar localmente e investir na região demonstrou ser uma solução viável para promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável”, afirmou Sandra Morales, gerente de Impacto Socioambiental do IBGC.

Outro ponto destacado no material do IBGC foi a importância da formação de produtores e empreendedores locais, de modo a contribuir para o desenvolvimento econômico na região baseado na conservação da floresta e das tradições das comunidades. “Produtores e empreendedores locais podem relacionar-se diretamente com as cadeias produtivas de grandes empresas, fomentando negócios e parcerias que geram impacto socioambiental”, ressaltou a gerente.
 

De acordo com Sandra, esses aprendizados sublinham que o caminho para a sustentabilidade na Amazônia deve ser colaborativo, inclusivo e enraizado na valorização dos recursos humanos e naturais da região.

 

As mesas redondas que deram origem ao material do IBGC foram: 
 

Panorama de ações desenvolvidas na região e sua importância econômica, ambiental e social – Palestrantes: Bruno Aranha e Carlos Lazary.

 

Bioeconomia e casos práticos da iniciativa privada desenvolvidos na região – Palestrantes: Ilana Minev e Jacques Marcovitch.

 

Atuação da sociedade civil organizada na região amazônica - Palestrante: Carlos Koury e Mariana Cemano.

 

Financiamento e apoio ao desenvolvimento de práticas sustentáveis na região amazônica - Palestrantes: Caio Augusto Miranda Ramos e Mariano Cenamo.

 

O papel da governança no desenvolvimento da Amazônia - Palestrantes: Lícia Souza, Luiz Euclides Barroques Feio e Mayrá Casttro

 

Perspectivas futuras para a Amazônia - Palestrantes: Claudio Filgueiras e Jacques Marcovitch.

 

A pesquisa completa pode ser acessada no Portal do Conhecimento do IBGC.

Fundado em 27 de novembro de 1995, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), organização da sociedade civil, é referência nacional e uma das principais no mundo no tema. Seu objetivo é gerar e disseminar conhecimento a respeito das melhores práticas em governança corporativa e influenciar os mais diversos agentes em sua adoção, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e, consequentemente, para uma sociedade melhor. Para mais informações, consulte o portal da instituição.


Informações para a imprensa:
 

Ricardo Viveiros & Associados (RV&A) - Oficina de Comunicação

Paulo Fortuna - gerente de Atendimento

paulo.fortuna@viveiros.com.br

Tel: (11) 95142-2587

Marcela Menoni – analista de Atendimento

marcela.menoni@viveiros.com.br

Telefone: (11) 97469-6561

 

Marcel Trinta – diretor

marcel.trinta@viveiros.com.br 

Telefone: (11) 98560-0903
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário