MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de agosto de 2024

Encontro do Conselhão de Lula traz destaques da reunião em Brasília

 
Representante de Curitiba, Leonildo José Monteiro Filho, encaminha demandas de políticas públicas para a população em situação de rua diretamente ao chefe de Estado

 

Clique Para Download
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil.

CURITIBA, 28/06/2024 — O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão) realizou sua terceira Reunião Plenária nesta quinta-feira (27) no Palácio Itamaraty, em Brasília. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), além dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e a ministra-interina da Casa Civil, Miriam Belchior. As discussões focaram em políticas públicas para a redução das desigualdades e o desenvolvimento sustentável do Brasil.

O Conselhão é formado por 250 pessoas de vários setores empresariais, movimentos sociais e da sociedade civil. Leonildo José Monteiro Filho, coordenador do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) no Paraná e representante do movimento no Conselhão, e apresentou demandas de políticas e serviços públicos estruturantes para a população em situação de rua. Representando Curitiba e o estado do Paraná, Leonildo é também uma figura central no Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua).

Entre as propostas do MNPR estão solicitações para o programa Cozinha Solidária, ações para o combate ao frio nas ruas, acesso à saúde e integração social. “O Conselhão tem como objetivo levar as demandas do dia a dia das cidades e dos grupos minoritários diretamente ao presidente da república”, comentou Leonildo.

Ecologia social
 

Clique Para Download
Foto: Divulgação

Uma das pautas destacadas na reunião foi o Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas. Leonildo abordou questões sobre como a população de rua enfrenta as baixas temperaturas, destacando a necessidade de arrecadar cobertores e roupas para o inverno. Durante a discussão, ele dialogou diretamente com o ministro, Padilha, dialogando sobre ações concretas para garantir o bem-estar dos moradores de rua.

Em 2023, um relatório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) revelou que Curitiba ocupa o 6º lugar entre as cidades brasileiras com maior porcentagem de moradores em situação de rua, totalizando cerca de 3,4 mil pessoas, representando 1,5% da população da capital paranaense. “É fundamental que o governo ouça as vozes daqueles que vivem nas ruas e crie soluções que realmente façam a diferença em suas vidas”, afirmou.



Combate à fome
 

As discussões continuaram com uma mesa de debate entre conselheiros, incluindo Wellington Dias, Padilha e Belchior. Leonildo fez um apelo direto aos ministros por insumos e contribuições para o Programa Cozinha Solidária, que possui uma sede em Curitiba.

Clique Para Download


“A fome é uma das principais lutas diárias daqueles que vivem na rua”, explicou. Em Curitiba, Leonildo destacou a escassez de voluntários e a limitação dos insumos, que atualmente se restringem ao básico: arroz, feijão, alface e uma proteína mais barata. Ele ressaltou a importância de programas e políticas voltadas para a população de rua, e que a inclusão dessas pessoas é essencial para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.
 

O representante do MNPR cobrou diretamente o ministro Wellington Dias por recursos e políticas de assistência que possam tirar pessoas da rua, incluindo a implementação de mais cozinhas solidárias pelo programa. Durante sua fala, ele destacou a urgência de, “pelo menos 20 cozinhas novas”. Em resposta, o ministro informou que será lançado um edital para a criação dessas cozinhas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário