MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Contingenciamento e cortes do Governo Federal ameaçam políticas habitacionais

 


 

São Paulo, 07 de agosto de 2024 – Anunciado em 30 de julho pelo Governo Federal, o decreto com cortes e ajustes orçamentários, que atingem 30 ministérios e reduz o orçamento de 2024 em R$15 bilhões, são vistos com preocupação por especialistas em políticas habitacionais. O Ministério das Cidades, segundo mais afetado pelos cortes, com uma redução orçamentária prevista de R$2,1 bilhões, é o principal responsável pelo enfrentamento das desigualdades socioespaciais.
 

Em resolução conjunta do Conselho das Cidades, ocorrido entre 31 de julho e 02 de agosto, em Brasília, as entidades recomendam que “os cortes e o ajuste orçamentário a serem apresentados pelo ministério preservem os recursos destinados aos programas de habitação de interesse social, no programa Minha Casa Minha Vida, os programas de saneamento, transporte coletivo e ativo, e programas voltados para a adaptação climática das cidades”, além da priorização da “aplicação dos recursos aos projetos destinados às periferias, favelas e assentamentos informais”.
 

Diretora da organização Habitat para a Humanidade Brasil, que há 32 anos atua com políticas habitacionais, Socorro Leite, reforça que os cortes tendem a agravar ainda mais as desigualdades e os riscos de desastres. Atualmente, de acordo com dados da Fundação João Pinheiro, o Brasil tem um déficit habitacional de 6 milhões de moradias, além de 26 milhões de domicílios inadequados.
 

“Vemos com preocupação a previsão de contingenciamento de recursos de várias políticas sociais desenvolvidas pelo governo federal. A insuficiência de investimentos nos últimos anos gerou uma demanda reprimida de produção de moradias, urbanização de favelas e outras ações de redução de risco de desastres. Não priorizar esse tipo de ação é manter milhares de famílias em situação precária e risco de morte”, alerta.

Assessoria de Imprensa

Matheus Zanon - matheus@alterconteudo.com.br - (21) 96907-5528

Ariane Cruz – ariane@alterconteudo.com.br – (81) 99576-4509



Nenhum comentário:

Postar um comentário