MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Voluntários do Grupo HEINEKEN arrecadam 2 toneladas de material reciclável em Salvador


Em parceria com SO+MA Vantangens, companha de reciclagem realizada entre colaboradores irá apoiar ONGs locais e promover o plantio de mudas nativas no Parque da Cidade

O Parque da Cidade, em Salvador, foi escolhido pelo Grupo HEINEKEN, em parceria com a ESG Tech so+ma para uma inciativa voluntária de reflorestamento urbano. O plantio, que ocorre no dia 7 de outubro, das 9h30 às 10h30, é a última etapa de uma campanha que sensibilizou colaboradores e clientes sobre a destinação sustentável de materiais recicláveis. Esta fase durou uma semana e mobilizou os dois centros de distribuição do Grupo HEINEKEN em Salvador e arrecadou mais de 2 toneladas de materiais reutilizáveis, o dobro da meta proposta pela empresa. 

Ao todo, o Grupo HEINEKEN apoia doze casas de recebimento de resíduos da so+ma, em Salvador, onde a população pode levar materiais recicláveis, se cadastrar gratuitamente no aplicativo do projeto, e transformar esses materiais em pontos. Os pontos geram créditos que podem ser trocados por benefícios como cursos profissionalizantes, descontos no comércio local e nos aplicativos, o que inclui alimentos e itens de higiene. Com foco em promover a circularidade de materiais como vidro e alumínio, além de beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade, qualquer um pode participar da coleta e, caso não queira efetuar a troca de pontos, com a opção de transferi-los para instituições de caráter social. Foi o que fizeram os voluntários do Grupo HEINEKEN, que transformaram pontos em benefícios e escolheram uma instituição para doar esses pontos.

“Além de mobilizar os colaboradores, a ação tem o intuito gerar impacto positivo na comunidade por meio do voluntariado e despertar a população para o respeito e cuidado com o meio ambiente, valores difundidos pela companhia, que tem a agenda ESG no centro de todas as suas decisões. Nossos esforços visam deixar um legado genuíno para Salvador, contribuindo para um futuro melhor para todos.”, afirma Ornella Vilardo, Diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.

João Resch Leal, Diretor do SAVAM - Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural, responsável pelos parques municipais diz que a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (SECIS), por meio do SAVAM, fomenta ações deste tipo por parte da sociedade e destaca que a parceria com a sociedade civil e a iniciativa privada é fundamental para se criar um laço de pertencimento aos espaços verdes da cidade, além de deixar um legado para todos. “Em nosso escopo de trabalho, já temos uma agenda de arborização urbana. Esta prática de voluntariado, com mais pessoas e comunidade envolvida, com certeza, é fundamental para repor nosso bioma da mata atlântica e expandir a temática no município”, afirma Leal. Ao todo serão plantadas 50 mudas de aproximadamente 2 metros de altura de espécies nativas, entre elas ipês roxo, amarelo e branco.

Para Claudia Pires, fundadora da so+ma, empresa que atua em parceria com o Grupo HEINEKEN no projeto de economia circular baseada em unidades de coleta de materiais recicláveis na capital baiana, a ação incentiva a mudança de comportamento das pessoas, e materializa uma visão mais integrada sobre os efeitos das mudanças climáticas. “Incentivamos que adicionalmente aos voluntários reciclarem, a ação se completasse com o plantio de árvores, trazendo uma visão integrada a respeito de compensar e de mitigar".

Confira as unidades das casas so+ma:

Em Salvador, as casas ficam nos locais: Espaço Wilson Son´s (Avenida Engenheiro Pontes, 97); Cajazeiras (Campo da Pronaica); Iguatemi/Big Bompreço (Av. Antônio Carlos Magalhães, 3650); Imbuí (Praça do Imbuí - Av. Jorge Amado); Mussurunga/Assaí (R. Prof. Plínio Garcez de Sena, 1240); Patamares (Av. Ibirapitanga, Patamares - Em frente à Escola Pan Americana da Bahia, ao lado da parada de ônibus); Periperi (Praça da Revolução); Pilar (Rua do Pilar, Comércio); Pituba (Praça Ana Lúcia Magalhães); Ribeira (Largo do Papagaio); Rio Vermelho (Vila Caramuru - Praça Caramuru, 2); Stella Maris (Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n).

O horário de atendimento é padrão em quase todas as unidades, sendo das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda à sexta e, das 9h às 13h aos sábados. As casas recebem materiais como plástico, papel, metal, alumínio, vidro, óleo usado e eletrônicos.

Sobre a so+ma

Fundada por Claudia Pires, cientista comportamental com mais de 25 anos de experiência em marketing, negócios e ESG, a so+ma é uma ESG Tech que atua como uma solução integrada de behaviour change em conjunto com uma eficiente gestão de dados. Colocando o ESG na prática, a so+ma une a intenção e a ação de reciclar atuando como um motor da mudança de comportamento no Brasil, auxiliando grandes empresas, escolas, fábricas, varejo e até mesmo outros países a colocar em prática a economia circular, gerar impactos sociais e ambientais positivos por meio de ações de mudança de comportamento dos consumidores. Por meio do programa so+ma vantagens, os participantes levam seus recicláveis, se cadastram no programa, ganham créditos e trocam estes pontos por cursos, alimentação, itens de higiene, ou se não quiser trocar, o participante pode enviar seus créditos para uma instituição de caridade. Presente em São Paulo, Salvador, Camaçari, Curitiba, Campo Largo e Goiânia, o programa já recebeu mais de 1,1, mil toneladas de resíduos apenas no ano de 2022, gerados por quase 21 mil famílias. Em 2023, a estimativa é engajar mais de 50 mil famílias e gerar mais de 1,5 mil toneladas de recicláveis. É uma iniciativa que conta com muita tecnologia aliada ao ESG, pois além de ter um espaço físico para receber os recicláveis, por meio de dados do cadastro, a so+ma consegue mensurar o perfil de consumo do participante.

Sobre o Grupo HEINEKEN

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora.

No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado Clash’d. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.

Informações à imprensa:

So+ma

Júlia Guimarães – 11 98739 4030

juliaguimaraes@pridea.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário