MEDIÇÃO DE TERRA

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quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Desvendando o poder dos dados: como escolher e utilizar os tipos certos

Twilio


Por Rodrigo Marinho*

A quantidade de dados gerados e coletados diariamente é surpreendente. Eles são uma rica fonte de informação que pode ser utilizada para tomar decisões, desenvolver estratégias de negócios e entender tendências. No entanto, para tirar o máximo proveito de todas essas informações, é crucial compreender a diferença entre tipos de dados e como explorar seu potencial.

Entendendo melhor do que se tratam esses dados, podemos dizer que dados primários são informações coletadas diretamente de fontes originais, não processadas por terceiros. São valiosos para pesquisa e tomada de decisões, obtidos por meio de entrevistas, questionários, experimentos ou observações diretas, fornecendo informações personalizadas e precisas. Eles desempenham um papel crucial em diversos campos, impulsionando o avanço do conhecimento e o desenvolvimento de estratégias eficazes. Já os terciários, consistem em informações coletadas e processadas por terceiros, como os cookies de internet, que são, atualmente, a principal fonte de dados usada pelas empresas para suas campanhas de marketing e engajamento. É importante notar também que, com dados próprios, a empresa coleta informações diretamente dos clientes, com o seu consentimento. Isto é vantajoso em muitos aspectos, mas apenas se você também for transparente com esses dados - incentivando a segurança e a privacidade dos dados.

Uma das vantagens dos dados primários é ter o controle total do processo de coletas. E os terciários são a conveniência, dado que a coleta é feita por outra empresa. Apesar disso, esses dados não compõem uma base organizada da melhor maneira para atender a cada negócio. É algo genérico, e pior do que isso, são dados que não foram cedidos durante uma troca entre marca e consumidor, não há relacionamento ou qualquer engajamento.

Além disso, esse uso pode apresentar desvantagens bem significativas como: qualidade variável, falta de contexto, custos elevados, dependência de fontes externas, preocupações de conformidade e privacidade, disponibilidade limitada, falta de personalização, vulnerabilidade a mudanças externas, dificuldades na atualização e potencial falta de exclusividade, o que pode desencorajar seu uso. No entanto eles ainda podem ser úteis em situações em que dados secundários não estão disponíveis ou são impraticáveis de obter, exigindo uma avaliação cuidadosa e consideração de alternativas.

É essencial aplicar técnicas avançadas de análise de dados, como aprendizado de máquina e inteligência artificial, para extrair insights significativos de grandes volumes de informações. Poder acessar os dados de maneira completa, desempenha um papel crucial na compreensão e comunicação de resultados e possibilita uma experiência personalizada. Segundo o Relatório de Engajamento do Cliente 2023 da Twilio, 60% das marcas dizem que o investimento em engajamento do cliente digital melhorou a capacidade de atender às constantes mudanças nas necessidades dos clientes.

É por isso que as empresas têm investido em soluções que, cada vez mais, aproveitam a total qualidade dos dados disponíveis. Essa é a chave para melhor negócios e clientes mais satisfeitos.

*Rodrigo Marinho é Regional Sales VP LATAM na Twilio.

Sobre a Twilio    

As empresas líderes da atualidade confiam na Plataforma de Engajamento do Cliente (CEP) da Twilio para construir relacionamentos diretos e personalizados com seus clientes em todo o mundo. As principais APIs de comunicação da Twilio permitem que as empresas se envolvam com seus clientes por meio de voz, conversas, mensagens, vídeo e e-mail. O Twilio Segment, a principal plataforma de dados do cliente, permite que as empresas criem interações altamente personalizadas e perfis automatizados de clientes com base em dados primários de vários canais. A Twilio permite que as empresas usem comunicações e dados para adicionar inteligência a cada etapa da jornada do cliente, de vendas a marketing, crescimento, atendimento ao cliente e muitos outros casos de uso de engajamento, de maneira flexível e programática. Em 180 países, milhões de desenvolvedores e centenas de milhares de empresas usam a Twilio para criar experiências mágicas para seus clientes.  

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