MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Isolante para madeira: como e por que usar


Especialista ensina como aumentar a durabilidade dos acabamentos em superfícies de madeira resinosa 


Isolantes que evitam problemas de secagem, amarelamento e o aparecimento de manchas nos acabamentos aplicados em madeiras do tipo resinosa estão sendo cada vez mais procurados. Porém, é necessário entender que esse cuidado, vai além do uso de um produto, precisa de uma combinação que aumente a durabilidade do acabamento, proteja e embeleze a madeira. 

Madeiras resinosas, de forma geral, são de poro fechado, de média a alta densidade (mais pesadas). Seus extrativos, que auxiliam na proteção contra a umidade e ataque de insetos, também são responsáveis por alterar a durabilidade dos acabamentos aplicados. Então, durante a aplicação de verniz, tinta, stain ou outros, sejam eles de base solvente ou de base água, os extrativos migram, interagindo com a resina do acabamento e provocando manchamento, alteração na secagem e redução na durabilidade.  

“É nessa hora que entra o isolante para madeiras, um fundo preparador de acabamento acetinado, que bloqueia a migração dos extrativos das madeiras resinosas e, consequentemente, elimina manchamento, problemas de secagem e durabilidade”, explica Wagner Borrejo, supervisor do Laboratório de Tintas da Montana Química. 

O uso do isolante é indicado para madeiras resinosas, incluindo Ipê Tabaco, Itaúba, Cumaru, Grápia, Jatobá, Tatajuba, nó de Pinus, entre outras. “É importante lembrar que o isolante deve ser aplicado na madeira limpa e sem nenhum outro tipo de acabamento”, completa Borrejo. 

Após essa fase, pode ser aplicado um stain de qualidade, para realçar os veios e desenhos naturais. Caso perceba sinais de ataques de cupins ou brocas, que são facilmente notados nos substratos de madeira, é indicado o uso de inseticida para a proteção do material.

Dicas de produtos 

Isolante

O Isolare, nas versões base solvente e água, impede a migração de extrativos de madeiras resinosas, melhorando a aderência, a secagem e a durabilidade dos acabamentos, além de evitar o manchamento - também é utilizado como verniz em ambientes internos. Considerando os produtos base solvente e água, é importante utilizar o conjunto isolante e acabamento de mesma tecnologia.

Stain

O Osmocolor Stain possui acabamento acetinado e tem a característica de penetrar nos veios da madeira, mantendo o aspecto e o desenho natural, ao mesmo tempo em que protege e embeleza. As cores podem ser misturadas entre si para se obter novas tonalidades. Contém pigmentos absorvedores que protegem a superfície contra ação dos raios UV. Possui, ainda, ação hidrorrepelente, que reduz o empenamento das madeiras, acompanhando os seus movimentos, não trinca e não descasca. Disponível nas tecnologias base solvente e água.

Inseticida

O Pentox Cupim é um inseticida doméstico a base de água, com ação cupinicida e formicida, acabamento fosco, utilizado em ambiente interno e externo em substratos de madeira, como construções, forros, estruturas de telhados, móveis e esquadrias.

 

Sobre a Montana Química

A Montana Química construiu a reputação de especialista no tratamento, proteção e preservação de madeira no mercado graças ao seu principal valor, presente no coração da empresa desde 1953: preservar para o futuro. A multinacional investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, parque industrial e capacitação do seu capital humano para desenvolver produtos e serviços de alta qualidade. A Montana possui duas unidades de negócios: industrial, que abrange a linha de preservação e produtos de alto desempenho para a indústria moveleira, e varejo, que abrange a linha de acabamentos e complementos.

 

Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicação

João Ruvolo - joao.ruvolo@2pro.com.br

Jorge Soufen Jr. – jorge.junior@2pro.com.br

Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br

Telefone: (11) 3030-9436

Agosto/2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário