MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

1% DE REAJUSTE AOS FUNCIONÁRIOS E SALÁRIOS MILIONÁRIOS AOS “CUMPANHEIROS”


Enquanto o Governo Lula acena com um “re”ajuste de 1% aos funcionários públicos federais,a partir de do ano que vem,2024, as castas privilegiadas encostadas no Governo,nos Três Poderes,têm de fazer muita força para não se afogarem em tanto dinheiro  e mordomias que recebem.

Só para comparar,um velho amigo meu,lá pelos anos 60,serviu no corpo diplomático brasileiro na Suíça. Convidado para um evento diplomático,ele compareceu. Contou-me que para sua surpresa,lá chegando,observou tão somente um carro com placa oficial que trazia uma autoridade,e que se tratava de um militar de alta patente considerado um herói nacional de guerra naquele país. A sua esposa também foi. Mas ela veio de táxi !!! “Igualzinho”,não ?

Nas últimas semanas,por exemplo, o Governo Lula selecionou um “bando” de ministros do seu governo,que já recebem o teto constitucional,”y otras cositas más”,nomeando-os cumulativamente para os Conselhos de grandes empresas estatais,a exemplo de  ITAIPU,para reuniões a cada 2 meses,com vencimentos adicionais praticamente iguais ao de ministro.

Enquanto essas barbaridades ocorrem na terra “tupiniquim”,os funcionários públicos deverão se contentar com 1% de reajuste em 2024. Tudo isso ocorre num país em que os  políticos e magistrados sáo os melhores remunerados do mundo.

Essa corrupção dos costumes políticos e administrativos por si não seria tão grave se desconsiderado fosse o fato de que o Brasil é certamente o país  do mundo que mais gasta com as máquinas administrativas,.legislativas  e judiciárias,cada qual tratado como se Deus fosse de tantas e caras mordomias.Não dinheiro de impostos que sustente essas máquinas.

Resumidamente,esse tipo de problema demonstra  “às claras” as diferenças entre um pais que tem vergonha na cara e um que não tem. Será que De Maistre tinha razão quando garantiu que “cada povo tem o governo que merece”? E a “inversa”, também não seria verdadeira,no sentido de que “cada governo tem o povo que merece”?

Sérgio Alves de Oliveira

Advogado e Sociólogo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário