MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de novembro de 2022

Izera: Polônia oficializa marca de carros elétricos

 

NOTICIAS AUTOMOTIVAS

Assim como Turquia, Egito, Vietnã e outros países em desenvolvimento, a Polônia agora tem sua marca de carros elétricos, ainda que o país tenha uma cultura automotiva da era soviética e forte presença da Fiat.

A marca Izera já havia anunciado há algum tempo, sua intenção de produzir carros elétricos no país e assim ser mais uma marca europeia para medir forças com fabricantes chineses.

Contudo, a Izera teve que se apoiar em uma montadora da China para materializar seu objetivo e esta empresa é a Geely.

A polonesa Izera usará uma plataforma da Geely, mas não será nenhuma base comum e sim a mais recente, chamada SEA, a mesma que sustenta alguns dos projetos mais recentes da chinesa, assim como da Smart, Volvo e Polestar, por exemplo.

A Geely e a Electro Mobility Poland, empresa que detém a marca Izera, confirmaram o uso da plataforma SEA nos carros elétricos poloneses, que sustentará, a princípio, um hatchback e um SUV de porte médio.

Com início de produção em 2024, a Izera terá baterias de lítio-fosfato de ferro de 40 kWh ou 60 kWh, que garantirão autonomia de até 400 km e recarga rápida de 80% em apenas 30 minutos.

Tendo fábrica em Jaworzno, região da Silésia, a Izera tem seus carros desenhados pelo designer polonês Tomasz Jelec, com apoio do estúdio Torino Design, na Itália.

Os carros terão interior amplo com console baixa e curto, permitindo a passagem entre os dois bancos dianteiros.

Com cluster digital e multimídia em tela bem retangular, os carros da Izera compartilharão várias peças e componentes, usando também uma plataforma bem sofisticada, feita para sustentar novas tecnologias, especialmente de condução autônoma.

Quando a fábrica iniciar em 2024, a meta é empregar 2.400 pessoas para produzir os dois modelos, destinados inicialmente ao mercado europeu, no entanto, a Izera pode acabar na China, onde poderia expandir-se ainda mais.

E aqui? O Brasil ainda espera o surgimento de uma marca nacional de carros elétricos de mesmo porte…

Nenhum comentário:

Postar um comentário