São Paulo (SP), 29 de novembro de 2022 - Em
uma ocasião inédita que soma Copa do Mundo e CyberWeek, a semana do ano
mais esperada do varejo registrou grande crescimento nas vendas
intermediadas por anúncios online em canais de conteúdo – o que ratifica
o avanço dessa estratégia do varejo online nos últimos anos. Segundo
dados da Rakuten Advertising (especializada em marketing de afiliados), a
chamada “Super Black Friday” confirmou que os internautas estão mais
entusiasmados em adquirir produtos recomendados de forma personalizada,
dentro de conteúdos que eles escolhem consumir conforme seus interesses.
Somente
na sexta-feira da Black Friday (25/11), a companhia registrou altas de
+76% nas vendas; +64% no ticket médio; +52% no volume de cliques; e +32%
no volume de pedidos – considerando sempre a demanda estimulada por
anúncios. Já as verticais com maior destaque foram itens de informática
(+1.031% nas vendas), telecomunicações (+612%), lojas de departamento
(+277%), eletrônicos (+205%), itens esportivos (+209%), eletrodomésticos
(+116%), beleza e cosméticos (+106%) e itens para o carro (+57%).
Com
a diluição das promoções ao longo do mês de novembro, o Dia dos
Solteiros (11/11), a quinta-feira pré-Black Friday e o final de semana
pós-Black Friday, captaram resultados ainda mais positivos do que a
própria sexta-feira (25/11), superando os números registrados em 2021.
Apenas
na quinta-feira (24/11), a companhia registrou aumento de +98% no
ticket médio e de +68% no número de vendas em relação a 2021. Já no
sábado (26/11), houve aumento de +69% no número de pedidos; +56% em
cliques; +90% no ticket médio; e +149% em vendas, sempre por meio de
anúncios na rede de afiliados.
Já
no domingo (27/11), houve aumento de +57% no número de pedidos; +30% no
número de cliques; +50% no tiquete médio; e 80% nas vendas.
Para
Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil, mesmo
em um cenário de instabilidade econômica, o brasileiro que já está
acostumado a consumir nesse período não deixou de aproveitar os
descontos, ainda que de outras maneiras – agora fazendo maior uso de
conteúdos curados, cupons de desconto e cashback.
“Em
meio às incertezas de mercado, o marketing de afiliados se mostra uma
estratégia resiliente que apoia as vendas online e protege as receitas
dos anunciantes, especialmente do e-commerce. Os números desse segmento
para a Black Friday confirmam essa tendência”, diz o executivo.
Os
números da Rakuten Advertising se referem à movimentação intermediada
por anúncios online veiculados no Brasil – dentro de uma rede global de
150 mil afiliados. Para monitorar a performance do segmento durante a
chamada Cyber Week tanto no Brasil quanto no exterior, a empresa
disponibilizou ao público um site que permite acompanhar em tempo real os picos nas vendas.
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