A
Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores
brasileiros, é o momento de comprar produtos, e até serviços, com
descontos expressivos. Para os varejistas não é diferente, é a
oportunidade de vender mais e aproveitar o movimento estimulado pelo
mercado.
O
sábado de Black Friday registrou mais de R $1,2 bilhão em transações,
4,3% a menos do que 2021. A quantidade de itens por compra superou 2021,
com média de 2,6 produtos por pedido, sendo 3,1% maior que em 2021.
Embora a quantidade de produtos vendidos ficou apenas 1,4% menor do que
em 2021, com 5,8 milhões de itens.
E para os consumidores, foi Black Friday ou Black Fraude?
Por
muito tempo a Black Friday no Brasil ficou conhecida como “Black
Fraude: tudo pela metade do dobro”. Já que muitas empresas maquiavam o
preço dos produtos dias antes para então oferecer um desconto fictício e
atrair a atenção dos consumidores desavisados.
Em
pesquisa realizada pela TRIWI, Consultoria em Marketing, nos dias 27 e
28, com pouco mais de 16 mil consumidores, aponta que, mesmo apesar da
conscientização dos varejistas em oferecer descontos reais, muitos
consumidores ainda desconfiam das promoções.
Para
apenas 67% dos entrevistados, as promoções foram reais. “Este dado
mostra a importância do varejo em oferecer de fato descontos reais,
atitudes de maquiar valores só prejudicam a relação dos clientes com as
empresas” comenta Ricardo Martins, fundador da TRIWI.
A
pesquisa revelou ainda que o interesse e expectativa dos consumidores
era alta, 95% esperavam comprar algo na Black Friday, mas somente 82% de
fato compraram.
“As
empresas mudaram suas atitudes em relação aos descontos falsos, mas
ainda encontramos situações de preços maquiados. Consumidores hoje estão
cada vez mais conscientes e pesquisam bastante antes de comprar. Tentar
enganar os clientes só prejudica a relação do cliente com a marca.”
Complementa Ricardo Martins.
Sites
comparadores de preço, como o Buscapé, Zoom, Escolha Segura entre
outros viram os queridinhos dos consumidores. Nestes sites é possível
acompanhar os valores com histórico de até 6 meses. Assim, é possível
saber se o valor ofertado realmente está com desconto ou não.
Dicas da TRIWI para comprar com segurança em qualquer momento, independente da Black Friday
- Escolha com antecedência os produtos e monitore os preços, utilize sites comparadores de preços para apoiar.
- Pesquise diretamente nos sites que você já confia. Cuidado com sites desconhecidos ou ofertas incomuns.
- Verifique o valor do frete se está dentro da faixa de preço das suas compras anteriores.
- Confira os dados do e-commerce ou da loja antes de comprar.
- Se você está comprando on-line e a loja informa que tem loja física, confira no Google Maps se o endereço realmente existe.
- Consulte o CNPJ no Google e no site da Receita Federal.
- Se receber algum e-mail ou link via WhatsApp, certifique-se que trata-se da loja oficial e não uma loja falsa.
- Se
estiver comprando de um site que você não conhece, faça buscas no
Google, Reclame Aqui e nas redes sociais se há reclamações não
resolvidas.
- Não use um computador público ou de um desconhecido para realizar compras, seus dados podem estar sendo monitorados por hackers
- Confira
as formas de pagamento, sites confiáveis possuem parcerias com várias
bandeiras de cartão e oferecem diversas opções de pagamento. Já os sites
falsos disponibilizam poucas opções e geralmente só aceitam pagamentos à
vista
- Confira se o valor do carrinho de compras é o mesmo do valor anunciado.
- Compare preços entre lojas conhecidas.
- Utilize cartão virtual. Se o seu banco disponibiliza esta opção, aproveite. É mais seguro e evita riscos de fraudes.
- Prazo
de entrega abusivo. Prática comum em períodos de promoção é aumentar
consideravelmente o prazo de entrega, pois assim em caso de falta de
estoque eles conseguem regular com seus fornecedores.
Sobre a TRIWI
A
TRIWI é uma agência especializada em negócios B2B. Entendemos que
construir uma marca B2B forte é o que irá ajudar, de verdade, a melhorar
a performance para novos negócios, gerar conversas reais com leads e
diferenciar sua empresa em um mercado extremamente competitivo.
Fundada
em 2018, a TRIWI iniciou as atividades para atender uma demanda do
mercado, com soluções práticas, individualizadas e personalizadas,
visando atender as reais necessidades de seus clientes, com planejamento
estratégico, geração de negócios e auxílio das inovações digitais.
Seus
parceiros estão entre as marcas mais consolidadas do mercado nacional e
internacional, que buscam trazer soluções que impactam positivamente os
setores em que atuam e se conectam com o que de fato é de interesse de
seus clientes e consumidores.
Sobre o fundador
Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI
Especialista
em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior
Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu o Master em Marketing pela
ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em
companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos,
TOTVS e CNA Idiomas.
Como
profissional de marketing, Ricardo ganhou reconhecimento em diversos
projetos, em destaque está Cannes (10 Leões), 3 Ouro (2 Promo &
Activation e 1 Direct), 3 Prata (2 Cyber e 1 Direct), 4 Bronze (2 Cyber,
1 Direct e 1 Branded Content & Entertainment).
Além de seu reconhecimento internacional, o profissional atua como professor e palestrante por todo o país.
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