MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de novembro de 2022

Costa Neto trai Bolsonaro e anuncia: PL não pedirá ao TSE que anule as eleições

 



Em vídeo, Valdemar Costa Neto reforça convite para filiação de Bolsonaro ao  PL

Costa Neto desfaz o sonho de Bolsonaro em anular eleição

Carlos Newton

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que seu partido não pedirá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a anulação das eleições, que era a medida ansiada pelo presidente Jair Bolsonaro para justificar o golpe e evitar a posse do candidato eleito Lula da Silva, do PT.

Em sua mensagem, Costa Neto informa que o PL decidiu pedir ao TSE apenas que revise a apuração das urnas eletrônicas mais antigas, que entraram em funcionamento antes de 2020.

SEM NOVA ELEIÇÃO –  A solicitação se baseia no relatório do Instituto Voto Legal, contratado pelo PL, e deve ser apresentada até a próxima terça-feira (dia 22).

Para desespero de Bolsonaro e Braga Netto, o presidente do PL reafirmou no vídeo sua declaração anterior, de que o partido não pedirá que o resultado das eleições seja anulado.

Nada de ter nova eleição, não vamos propor nada disso, não queremos tumultuar a vida do país. Mas há umas urnas que têm que ser revistas e nós vamos propor para o Tribunal Superior Eleitoral até a próxima terça-feira essa nova proposta“, afirmou, dizendo que a solicitação é de recontagem dos votos das urnas mencionadas e investigação de supostas irregularidades.

MESMO NÚMERO? – Segundo a gravação de Costa Neto, que é confusa, a fiscalização do Instituto Voto Legal indicaria que cerca de 250 mil urnas teriam “o mesmo número”.

“Pelo estudo que fizemos, têm várias urnas que não podem ser consideradas. É no Brasil inteiro, de 2020 para baixo. Todas elas têm o mesmo número, não tem como controlar. Temos a prova e vamos mostrar que essas urnas não podem ser consideradas. Vamos ver o que o TSE vai resolver”, disse Costa Neto.

Costa Neto finaliza o vídeo reafirmando que o partido deverá exigir uma definição. “Agora, vamos ver o que o TSE vai resolver, vai decidir. Nós não queremos propor nova eleição, mas tem que decidir”.

O QUE DIZ O RELATÓRIO – Costa Neto quer atender, ao mesmo tempo, os interesses de Bolsonaro (anular as eleições) e dos parlamentares e governadores eleitos pelo PL (confirmar as eleições).

O que o Instituto Voto Legal diz é o seguinte: “Todos os Logs de Urna das urnas eletrônicas de modelos de fabricação diferentes do modelo UE2020, ou seja, modelos 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015, exibem um valor espúrio no lugar do valor correto do código de identificação da urna eletrônica, tornando impossível vincular cada arquivo Log de Urna com a respectiva urna física“.

Esta era a cartada decisiva de Jair Bolsonaro e Braga Netto para pedir a anulação das eleições, com base nesse instituto montado pelo veterano engenheiro Carlos Rocha, que foi um dos chefes da equipe do Tribunal Superior Eleitoral que criou a urna eletrônica brasileira.

Justamente com base nesse relatório, que custou muito caro ao PL, Bolsonaro e Braga Netto pretendiam exigir a anulação das eleições e o cancelamento da posse de Lula. Mas o próprio partido agora decidiu que não vai contestar o resultado e apenas pedir recontagem. Com isso, desfaz-se o sonho de Bolsonaro e de Braga Netto, que agora não têm mais cartas na manga para o golpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário