MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de julho de 2022

Após participar de 26 festivais internacionais, ‘Faya Dayi’ terá pré-estreia nacional no Cabíria Festival Audiovisual

 


Aclamado em sua première no Festival de Sundance de 2021, o longa-metragem Faya Dayi chega ao Brasil com pré-estreia nacional confirmada no Cabíria Festival Audiovisual em parceria com a MUBI, distribuidora global e serviço de streaming com curadoria.

Em formato híbrido, a quarta edição do evento será presencial entre 27 e 30 de julho no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, e de 27 de julho a 3 de agosto online. O documentário terá sessão única e exclusiva na sala Lima Barreto dia 28 de julho. Na ocasião também será exibida um trecho da entrevista exclusiva com a diretora. Criado e filmado pela escritora, diretora, produtora e fotógrafa mexicana-etíope Jessica Beshir, o filme marca sua estreia na direção de longas. Após o festival, a obra estreia no streaming em 10 de agosto na plataforma MUBI.

Faya Dayi foi filmado durante oito anos na Etiópia e foca na cultura, nos rituais e na economia em torno do Khat, uma folha verde estimulante cercada de lendas e misticismos ancestrais. Em uma jornada imersiva e espiritual, Beshir mistura documentário e drama, assim como entrelaça histórias íntimas de pessoas e suas relações com o khat e o efeito produzido pela erva.

Faya Dayi é o hino cantado pelos fazendeiros de Oromo durante a colheita do khat. Seu significado é o nascimento da saúde/bem-estar. Como o significado por trás do título, filmar Faya Dayi me curou do meu deslocamento em relação à beleza e às cores espirituais de um mundo para o qual eu voltei e me conectei; um caso de amor de mais de uma década”, conta Jessica.

 

O FESTIVAL

Cabíria Festival Audiovisual é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 premia roteiros escritos e protagonizados por autoras autoidentificadas mulheres, visando contribuir para sua maior representatividade nas telas e atrás das câmeras. Em seis edições (2016-2021), o prêmio recebeu inscrições de cerca de mil roteiros e premiou 68.

O evento impulsiona conteúdos realizados por mulheres e busca agregar expressões, identidades de gênero diversas e comunidades LGBTQIAPN+. Rumo a sua 4ª Edição, entre 27 de julho a 03 de agosto, desde 2019, mobiliza uma rede de cineastas, storytellers e produtores de conteúdos promovendo um grande encontro entre público, cadeia produtiva e realizadores para a maior representatividade e diversidade no audiovisual. Em sua programação articula Mostra de Filmes, encontros profissionais e de formação, premiação e laboratório de roteiros. 

O festival conta com o patrocínio da SPCine, parceria da Embaixada da França, Goethe Institut Rio de Janeiro, Projeto Paradiso, Telecine, MUBI, e apoio do Cardume Curtas, Hysteria, Parafernalha, Webedia, Globo, Selo Elas, Elo Company, ABRA, Final Draft, Instituto Dona de Si, Serie Lab, FRAPA, Rota Festival, Embaúba Filmes, Canal Curta, Imprensa Mahon e Revista Piauí.

Siga nas redes: instagram.com/cabiria_festival | facebook.com/cabiriafestival

 

MUBI

A MUBI é um serviço de streaming global, produtora e distribuidora de filmes. É um lugar para descobrir e assistir a lindos, interessantes e incríveis filmes. Um novo filme escolhido a dedo chega à MUBI todos os dias. Cinema de todos os cantos do mundo. De diretores icônicos, até novos trabalhos de cineastas emergentes. Tudo cuidadosamente escolhido pelos curadores da MUBI.

Notebook é a publicação diária sobre o mundo do cinema da MUBI, explorando todos os lados da cultura. E com MUBI GO, membros em países selecionados podem obter um ingresso de cinema escolhido a dedo todas as semanas, para ver os melhores novos filmes em cinemas reais.

A MUBI também produz e distribui novos e ambiciosos filmes, que os assinantes podem assistir com exclusividade na plataforma. Alguns lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem First Cow de Kelly Reichardt, Annette de Leos Carax, Memoria de Apichatpong Weerasethakul, Matthias & Maxime de Xavier Dolan, Songs My Brothers Taught Me de Chloé Zhao, Dead Pigs de Cathy Yan, Titane de Julia Ducournau, Lamb de Valdimar Jóhannsson, e Swallow de Carlo Mirabella-Davis; As coproduções da MUBI incluem One Fine Morning, filme de Mia Hansen-Løve, Farewell Amor de Ekwa Msangi - vencedor do prêmio Sundance, Port Authority de Danielle Lessovitz e Our Men de Rachel Lang.

MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema, disponível em 190 países, com mais de 12 milhões de membros em todo o mundo. A assinatura custa R$ 29,90 por mês ou R$ 214,80 a anuidade. A MUBI está disponível via navegador da web, Amazon Fire TV, aparelhos Roku, Apple TV, Smart TVs LG e Samsung, e também nos aparelhos mobile como iPad, iPhone e Android.

 

LARANJEIRAS FILMES

Foco na produção criativa de conteúdos e projetos audiovisuais que conciliem excelência estética, impacto social e potencial de comunicação. Sob as perspectivas de renovação de processos produtivos e impulsionamento de novas vozes, está vocacionada em dois núcleos: a Laranjeiras Filmes atende demandas de perfil executivo e o selo Fruto Conteúdo o desenvolvimento de conteúdos inspiradores para todas as telas. www.laranjeirasfilmes.com

Para outras informações entre em contato

Katia Carneiro: katia.carneiro@agenciafebre.com.br (21) 99978-2881

Luisa Mattos:: luisa.mattos@agenciafebre.com.br (21) 99888-0633

Siga-nos no Instagram @agfebre e no facebook.com/agfebre

Cena de Faya Dayi, filme de Jessica Beshir (Créditos: Cabíria Festival / MUBI) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário