Rafael Dantas (*)
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A
pandemia chacoalhou o mercado de comércio exterior e fez vários
players repensarem a logística internacional. A dependência exclusiva
da China como o principal fornecedor, somada à nova realidade de custos
dos fretes, provocou questionamentos e reacendeu a pauta de nearshore como forma de evitar a quebra da cadeia logística e garantir preços mais competitivos.
Muito utilizado pelas empresas de tecnologia, o termo nearshore
consiste na terceirização de serviços de TI em países estrangeiros, mas
com características em comum, se beneficiando de aspectos culturais e
de fusos horários similares. Assim, um centro de delivery instado no
México pode atender perfeitamente as demandas de outros países
latino-americanos e dos Estados Unidos.
Mas como este conceito se aplicaria ao mercado de supply chain e em qual velocidade? De acordo com Rafael Dantas, diretor comercial da Asia Shipping,
este movimento pode acontecer no prazo de dez anos, envolvendo
investimentos superiores a US$ 1 trilhão de dólares dos principais
importadores mundiais. As empresas que optarem pelo nearshore terão que
reunir Know-how e tecnologia de ponta para propiciar fluidez,
eficiência e segurança que os processos logísticos requerem.
Segundo o executivo, o nearshore está na pauta do setor e pode ser
uma tendência a partir do momento que os investimentos saírem do papel.
A principal vantagem seria contar com fábricas regionalizadas para
atender uma demanda local, evitando rupturas na cadeia logística, como
ocorreu com a China durante a pandemia de Covid-19.
Depois de praticamente parar em 2020, o país asiático retornou a toda
velocidade em 2021 para atender a hiper demanda global, provocando um
estrangulamento na capacidade de fornecimento de energia, que forçou o
governo a religar usinas já desativadas. O cenário agravou-se com a
escassez de matéria-prima, aumento demasiado dos fretes, falta de
espaço nos contêineres e atraso nas entregas das mercadorias.
Se antes o envio de um contêiner de 40 pés da China para o Brasil
custava US$ 1.500, o preço do frete atingiu mais de US$ 15 mil, em
2021, se estabilizando no patamar mais alto (cerca de US$ 10 mil no
início deste ano). Outro episódio que agravou a situação foi o bloqueio
do Canal de Suez durante seis dias, após um navio porta-contêineres
encalhar no local. Mesmo com a resolução do problema, os reflexos do
episódio perduraram por alguns meses, com gigantescos atrasos. Ainda no
ano passado, com o avanço da variante Delta, a China fechou
parcialmente alguns portos, como o de Ningbo-Zhoushan, o terceiro mais
movimentado do mundo.
Com o surgimento de novos casos da variante ômicron e com a política
de tolerância zero do governo chinês em relação à Covid, alguns
especialistas não descartam o fechamento de outros portos, o que pode
impactar novamente as cadeias de suprimentos globais. “As rupturas
devem acontecer após o Ano Novo chinês, comemorado no final de janeiro,
quando as pessoas se reúnem e pode haver disseminação do vírus. O
feriado chinês deve ser um marco. A logística só vai se normalizar
depois que a situação da Covid se normalizar. Se a pandemia continuar,
os problemas também devem persistir”, destaca Rafael Dantas.
Segundo o executivo, a ideia principal do nearshore, conceito que
ganhou relevância nas últimas semanas, é descentralizar a dependência
de um único país, especialmente em cenários de incerteza. Porém é um
processo que deve ocorrer gradualmente, pois os “desbravadores” terão
que solucionar problemas políticos e de infraestrutura regionais, além
de promover investimentos consideráveis em tecnologia e formação de mão
de obra especializada para desenvolver uma nova cultura de comércio
exterior. “Diante de tal desafio, coloco dois pontos para reflexão: O
mercado logístico mundial está preparado para o nearshore? Modismo,
fogo de palha ou tendência a médio e longo prazo?”, questiona o
executivo.
(*) Rafael Dantas é diretor comercial da Asia Shipping, maior
integradora logística da América Latina e a única da região presente
no Ranking dos 50 maiores agentes de carga do mundo.
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