• Parceria entre entidade e o premiado hub de inovação é inédita
• Primeira iniciativa é o LinkLab de Franquias que visa, com base em metodologia e consultoria especializadas, unir franquias com demandas de negócio e startups com soluções aderentes e inovadoras
Para impulsionar o ecossistema de inovação no
mercado de franquias, a ABF – Associação Brasileira de Franchising
firmou uma parceria inédita com a ACATE – Associação Catarinense de
Tecnologia, entidade com 35 anos, vencedora de dois prêmios Startup
Awards e duas vezes entre as Top 5 melhores incubadoras do mundo pela
UBI Global. A primeira iniciativa conjunta é o LinkLab com foco
exclusivo em franquias, a primeira do País. Uma pesquisa recente da ABF
havia apontado que a maturidade digital do setor havia acelerado com a
pandemia, mas desafios de pessoas, tecnologias e profundidade
permanecem.
O objetivo da parceria é fazer o “match” entre redes de franquia
com demandas de negócio e startups com soluções aplicáveis e
inovadoras, gerando assim negócios e oportunidades para ambos os lados.
Atualmente, a ABF dispõe de cerca de 1,3 mil redes de franquias
associadas e a ACATE tem acesso a milhares de startups, tanto no
ecossistema catarinense como de parceiros.
“A inovação já faz parte da agenda das franquias brasileiras, mas
há muito campo a ser explorado. Com esta parceria com a ACATE,
queremos acelerar e potencializar este processo. Já existem muitas
startups com soluções inovadoras e até disruptivas no mercado, o que
precisamos é colocar isso em prática no franchising de forma
economicamente viável. Além disso, tenho certeza de que esse
intercâmbio mais próximo irá gerar ainda mais ideias e oportunidades,
abrindo assim um novo caminho para o desenvolvimento do setor”, afirma
André Friedheim, presidente da ABF.
O presidente da ACATE, Iomani Engelmann, explica que o Linklab,
programa criado há quatro anos, tem apresentado ótimos resultados.
Desde 2017, a iniciativa registra uma taxa de sucesso de 53%. “Um dos
grandes benefícios da inovação aberta é que ambas as partes são
favorecidas: as grandes empresas avançam com uma maior agilidade e as
startups têm a oportunidade de aprender e ampliar mercado. E
acreditamos que essa parceria com a ABF irá representar um avanço
importante para a inovação e desenvolvimento do segmento como um todo”.
O trabalho do LinkLab de Franquias tem cinco etapas principais.
Primeiro, é realizado um mapeamento dos desafios e oportunidades com os
envolvidos. “De antemão, identificamos que as principais demandas
entre as franquias estão relacionadas à expansão do negócio, tanto em
termos de vendas, como de unidades de franquia. Ganhos de eficiência e a
digitalização de canais de venda também aparecem. São nessas áreas que
vamos focar nossos esforços iniciais”, explica Carlos Zilli, diretor
de estratégia digital da ABF.
A segunda é a divulgação dos desafios e oportunidades das redes,
seguido da captação de startups aderentes ao desafio, etapas em que a
ACATE tem bastante experiência. “Vemos que em muitos casos há uma
dificuldade de comunicação entre esses dois elos. O LinkLab de
Franquias irá acompanhar e prestar consultoria em todo o processo, o
que facilita as tratativas e traz mais resultados”, ressalta Zilli.
Passa-se então a apresentação das soluções das startups e
definição do escopo do projeto e conexão com a startup e
desenvolvimento da solução. Para isso, o LinkLab dispõe de metodologia e
ferramentas próprias, promove eventos de discussão e “matching” e
disponibiliza o acesso a três coworkings para estimular uma maior
convivência entre as partes.
“Com o LinkLab de franquias, ganha-se velocidade na solução de um
problema. As startups têm mais rapidez para desenvolver uma prova de
conceito, fazer o teste, realizar os ajustes necessários e colocar a
solução para rodar dentro de uma visão de metodologia ágil. Fazer tudo
isso sozinho é mais lento e dispendioso, sem contar o risco. A rede
franquia ainda bebe da fonte da inovação e leva esse novo DNA para sua
cultura”, ressalta o presidente da ABF.
O diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, Silvio
Kotujansky, destaca que o programa de inovação aberta Linklab também
representa uma ótima oportunidade de crescimento para as startups.
“Participar dessa iniciativa é uma porta de entrada para as startups
avançarem seus negócios, crescerem e criarem soluções tecnológicas que
ajudam no desenvolvimento econômico e social, além de impulsionar o
segmento no qual a corporate atua”, complementa.
Dentro da parceria, a ABF e ACATE planejam também a realização de
eventos conjuntos, rodadas de negócio e a realização de missões
nacionais e internacionais. Além disso, em 2021, a ABF criou uma
categoria de associação na entidade voltada para startups, visando
fomentar essa aproximação.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem
fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema
de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual
superior a R$ 167 bilhões, mais de 156 mil unidades e cerca de 2.600
marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o
franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e
emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com
mais de 1.300 associados e cobrindo todo o território nacional por
meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais,
Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne
franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores
e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising
brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha
próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação
dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da
capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do
estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da
representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos
resultados do setor.
Sobre a ACATE
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), há 35
anos, é a principal representante do setor de tecnologia catarinense,
sendo hoje um dos principais hubs de inovação do país. Suas ações
buscam aumentar o reconhecimento dessa indústria no estado, país e
também internacionalmente. Para reforçar o ecossistema de inovação
catarinense, a Associação é gestora de iniciativas como a incubadora
MIDITEC, o laboratório de inovação aberta LinkLab, as Verticais de
Negócios, a rede de investidores-anjo, entre muitas outras. Reunindo
mais de 1,4 mil empresas e organizações de base tecnológica, tem como
missão promover a cultura da inovação em toda Santa Catarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário