O governo afirma ser a variante Delta do coronavírus o principal fator por trás do novo surto
Foto: Romildo de Jesus
Um
surto de Covid-19 com origem na cidade de Nanjing espalhou-se para
outras cinco províncias da China e chegou a Pequim. A mídia estatal
chinesa classificou o episódio como o mais amplo contágio desde o
ocorrido a partir da cidade de Wuhan, no início da pandemia, no fim de
2019.
Quase 200 pessoas foram infectadas desde que o vírus foi identificado no movimentado aeroporto de Nanjing no dia 20 de julho.
Todos os voos oriundos da cidade estão suspensos até o dia 11 de agosto, de acordo com a imprensa estatal.
Autoridades de saúde deram início a testagem em massa na região após críticas de falha na vigilância contra a Covid-19.
Conforme a agência governamental de notícias Xinhua News, todos os 9,3 milhões de moradores da cidade serão testados. Publicações nas redes sociais mostram longas filas nos locais de testagem, e autoridades têm reforçado a importância de que as pessoas usem máscaras, mantenham distanciamento umas das outras e evitem conversar enquanto esperam.
O governo afirma ser a variante Delta do coronavírus o principal fator por trás do novo surto. O fato de a cidade ter um aeroporto movimentado, de acordo com a declaração oficial, ajudou a espalhar a doença.
O vice-diretor do Centro para Controle e Prevenção de Doenças de Nanjing, Ding Jie, disse a jornalistas que os primeiros casos foram de funcionários da limpeza que estiveram em uma aeronave que tinha acabado de chegar da Rússia no dia 10 de julho.
Segundo a agência Xinhua News, os funcionários encarregados da limpeza não seguiram corretamente os protocolos de higiene para evitar a contaminação pelo Sars-CoV-2. O conselho disciplinar do Partido Comunista Chinês culpou a gerência do aeroporto, afirmando que o local tinha "problemas de falta de supervisão e falta de profissionalismo da administração".
Os primeiros testes apontaram que o vírus já se alastrou por 13 cidades, incluindo Chengdu e a capital, Pequim.
Especialistas consultados pela plataforma Global Times, que também pertence ao governo, avaliaram, contudo, que o surto estaria ainda em estágio inicial e que poderia ser controlado.
Autoridades em Nanjing afirmam que, até o momento, sete entre os infectados estão em estado grave.
Fonte: BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário