MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Informação ao IBGE e a Guedes: preços nos supermercados estão subindo em abril


Acidente de Harrison Ford e inflação nas charges deste sábado ...
Charge do Tacho (Jornal NH)
Pedro do Coutto
O título desta matéria, a meu ver, significa um sinal de alarme para o governo Jair Bolsonaro e também para a população de modo geral. A partir do início deste mês aumentou a velocidade das remarcações dos preços de alimentos nos supermercados do Rio de janeiro e seguramente em todos os supermercados do país. Citei o IBGE porque ele é o órgão responsável pelo cálculo da inflação que até fevereiro estava contida com oscilações mínimas mensais. Mas agora o panorama mudou de figura.
Essa mudança começou na segunda quinzena de março e agora em abril ganha velocidade. Enquanto os preços sobem os salários descem, uma vez que não acompanham a elevação do custo de vida.
CONSUMO E RECEITA – Em decorrência inevitável diminui o consumo e com essa redução os impostos públicos. Falei em consumo e por isso acentuei a necessidade do Ministro Paulo Guedes não ignorar a compressão que está se fazendo sentir na renda do trabalho e também paralelamente na queda dos investimentos. Isso ocorre tanto nos investimentos públicos quanto nos da iniciativa privada, além das aplicações por parte da classe média no mercado financeiro.
Portanto, além do coronavírus, esta é uma ´preocupação a mais que pressiona a opinião pública brasileira. Sobretudo no momento em que o próprio Paulo Guedes defendeu o congelamento salarial dos funcionários públicos e dos servidores das estatais regidos pela CLT. Por falar em renda do trabalho a seguir coloco um tema, o qual creio bastante oportuno.
REDUÇÃO DE SALÁRIOS – O Ministro Ricardo Lewandowsky, do STF, concedeu liminar a um recurso do Partido Rede, levantando uma dúvida quanto a redução de salário juntamente com a diminuição da jornada de trabalho. O tema foi focalizado na reportagem de Mateus Teixeira, Folha de São Paulo de ontem.
Sustenta a Rede que a aceitação de salário menor na proporção percentual da jornada de trabalho só poderá ser válida se referendada pelo sindicato da categoria. Melhor dizendo: pelos sindicatos que congregam todos os trabalhadores brasileiros. Dessa forma o ministro Lewandovsky suspendeu qualquer efeito da medida provisória do presidente Jair Bolsonaro a qual permite acordos individuais.
SEM DESTAQUE – Esta matéria deveria ter sido publicada com mais destaque pela FSP e também não compreendo porque outros jornais não publicaram. A liminar em vigor terá de ser apreciada pelo Pleno do STF composto como se sabe por 11 ministros. Um complicador a mais para observação do próprio governo.
Outra curiosidade: o eficiente ministro da Saúde, Henrique Mandetta, quase foi demitido, enquanto o ineficiente ministro da Educação, Abraham Weintraub, até agora continua no cargo, como se fosse imexível. Coisas da política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário