MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Vale e MP fecham acordo para pagamento emergencial às vítimas da tragédia de Brumadinho


Rosiane Cunha
rmcunha@hojeemdia.com.
 
HOJE EM DIA
Na audiência de conciliação foram definidos valores para auxílios emergenciais aos atingidos pelo rompimento de barragens da Mina do Feijão
Na audiência de conciliação foram definidos valores para auxílios emergenciais aos atingidos pelo rompimento de barragens da Mina do Feijão
Terminou em acordo preliminar a audiência de conciliação entre a Vale, representantes dos atingidos por barragens e órgãos da Justiça, nesta quarta-feira (20), para reparar os danos causados pelo rompimento de barragens da Mina do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo o procurador Edmundo Antônio Dias, os valores negociados foram estabelecidos em um salário mínimo mensal para cada adulto, meio salário para cada adolescente e um 1/4 do salário mínimo para cada criança. Conforme o Ministério Público, o pagamento será feito mensalmente por no mínimo um ano.
O acordo contempla ainda quem mora em uma faixa de aproximadamente um quilômetro do Rio Paraopeba, entre Brumadinho e a Hidrelétrica Retiro Baixo, em Pompéu, no Centro-Oeste de Minas.
Ficou definido também que a mineradora vai ressarcir todos os gastos que o Estado teve após o rompimento da barragem da Mina do Feijão.
Em audiências realizadas desde a tragédia, já foi autorizado o levantamento de R$ 13.447.891,50, para ressarcimento das despesas que o Estado de Minas Gerais teve com gastos dos serviços emergenciais. Esse valor foi retirado do montante de R$ 1 bilhão bloqueado da empresa no processo com pedido de tutela antecipada na Justiça.
Uma nova audiência para discutir questões ainda pendentes ficou marcada para 7 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário