A onda dos modelos aventureiros vem seguindo um movimento que se assemelha ao das marés. Eles tiveram seu ápice na década passada e nos últimos anos voltaram a ganhar protagonismo com modelos como Onix Activ e HB20X. Agora é a vez da Toyota ampliar as opções com o Yaris X-Way.
O hatch japonês passa a ampliar a lista de opções do nicho e também ocupa a lacuna deixada pela versão aventureira do Etios, que não teve muita adesão. Com preço sugerido de R$ 79.990, a versão figura como a segunda mais cara do portfólio do hatch, ficando abaixo apenas da topo de linha XLS, que é oferecida por R$ 81.990.
Não há como negar que se trata de um valor salgado, mesmo com os atributos que o carrinho oferece, como sistema multimídia assinado pela Harman, bancos revestidos em couro, ar-condicionado digital e demais mimos necessários na guerra dos compactos. A versão ainda é equipada com motor 1.5 de 110 cv e transmissão CVT.
Visualmente a versão se difere apenas pelas molduras nos para-lamas, nas portas e nos para-choques, assim como rack de teto e as rodas pintadas em preto. A paleta de cores também não abusa da extravagância e recorre a tons de preto, cinza, prata, branco e azul.
Lobinhos
Além das versões aventureiras de HB20 e Onix, o Yaris X-Way ainda tem a companhia de modelos como Renault Sandero Stepway, Honda WR-V e Ford Ka Freestyle. Em breve, o compacto ainda terá a companhia de uma versão “escoteira” do Fiat Argo.