MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de março de 2017

Ceplac anuncia clone de 100 arrobas anuais

clone de cacau
25.Março.2017

por hectare ou até mais, segundo a divulgação feita nesta semana. A produção de mais de 100 arrobas de cacau por hectare é o que promete a Ceplac na Bahia com o clone PS 1319, depois de produzido e testado em experimentos de campo pelos pesquisadores.
O Chefe de Serviço de Pesquisas, José Marques Pereira, conta que mais quatro clones dessa espécie estão em faze final de testes e podem ser lançados ainda neste ano. O anúncio foi feito na sessão especial dos 60 anos da Ceplac promovida na Câmara de Vereadores de Ilhéus.
Segundo Marques, o clone PS 1319 demonstra “o acerto tecnológico dos pesquisadores e extensionistas” do departamento do Ministério da Agricultura para tornar a produção brasileira de cacau e chocolate capaz de satisfazer as necessidades da população.
“A Ceplac registra avanços na pesquisa biológica molecular e no melhoramento genético do cacau quanto à resistência à vassoura-de-bruxa e outras doenças, mesmo em situação adversa. Pelo menos 50 clones tolerantes e resistentes ao fungo já foram produzidos”.
Mais clones
José Marques conta que estão em andamento experimentos com 750 variedades de clones em 150 fazendas do sul da Bahia. Este foi um dos argumentos usados em defesa da Ceplac, que foi rebaixada a departamento e continua sem orçamento e pessoal adequados.
A sessão especial reuniu técnicos, pesquisadores e extensionistas da instituição, produtores de cacau, convidados e 11 dos 19 vereadores. O Pastor Matos, que pediu a sessão, justificou a iniciativa pela necessidade de reforçar a luta para que a instituição retorne à condição de órgão.
O agrônomo Antonio Fernando Ribeiro apresentou documento com as sugestões de uma comissão de instituições para a transformação da Ceplac em autarquia federal, com foco na pesquisa agropecuária, desenvolvimento territorial, extensão rural e qualificação profissional.
O anteprojeto resultou de estudos, oficinas e reuniões com produtores rurais e as universidades Federal da Sul da Bahia (UFSB) e Estadual de Santa Cruz (UESC). O documento está sendo apresentado às representações de governo e dos estados produtores de cacau. 
JORNAL A REGIÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário