MEDIÇÃO DE TERRA

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quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Redação do Enem: saiba o que evitar para mandar bem na prova


Redação tem muito peso na nota final do aluno no Exame
Redação tem muito peso na nota final do aluno no Exame
Um dos fatores determinantes para ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguir uma vaga na universidade é mandar bem na redação. A poucos dias da aplicação das provas, estudantes de todo o país têm investido no treinamento para a escrita, que conta muitos pontos para o resultado final do aluno. Pensando nisso, listamos o que deve ser evitado na hora de produzir o texto e se sair bem em um dos quesitos mais importantes do exame.
Antes de mais nada, é extremamente necessário que os alunos leiam e escrevam com frequência, para que cheguem preparados para superar qualquer tema. Uma das principais características da redação do Enem é exigir do aluno uma proposta de intervenção ao tema apresentado, o que faz com que estar atualizado sobre o contexto brasileiro e ter um bom repertório sejam determinantes para conseguir uma boa nota na redação. A elaboração de uma proposta como essa exige maturidade, linha de raciocínio e boa leitura de mundo do candidato.
Desde 2009, os temas apresentados para a redação vieram de notícias atuais e relacionadas a problemas que atingem a sociedade brasileira. Geralmente, as propostas tangem a assuntos problemáticos, o que já pressupõe que seja possível uma proposta de intervenção. Mas o candidato deve se assegurar que sua proposta seja factível, ou seja, que convença os corretores. O uso de proposições genéricas como "precisamos educar as pessoas" ou "se cada um fizer a sua parte o problema será resolvido" pode fazer com que o candidato perca pontos e, até mesmo, tire zero na redação.

O desrespeito aos direitos humanos é um dos motivos que podem fazer o candidato zerar a redação, segundo o edital da prova. A Cartilha do Participante do Enem exemplifica como violações casos em que o aluno defende propostas com a intenção de cercear a liberdade de expressão ou que incite a violência ao defender justiça com as próprias mãos.
A redação do Enem exige que o aluno esteja preparado para enxergar as questões apresentadas sob diversos pontos de vista. É preciso contextualizar a questão apresentada com a garantia dos direitos humanos e não tratá-la de forma individualista. É recomendável que os candidatos tomem cuidado com frases de duplo sentido, que podem ser mal interpretadas.
A dica é pensar que a intervenção deve envolver propostas com resultados a curto, médio e longo prazos. Para o aluno chegar à prova preparado, é preciso não só estar atualizado, mas ter lido opiniões diversas, para que tenha formado seu próprio senso crítico e saiba sustentá-lo. O candidato precisa ter claro que a proposta de intervenção não é o mesmo que uma conclusão. Por isso, ele precisa escolher e integrar os argumentos usados anteriormente para sustentar sua proposta.

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