mail17Pode ocorrer no governo Temer ainda esse ano o destravamento de um dos mais importantes projetos para o desenvolvimento regional da região sul do estado: a Zona de Processamento de Exportação de Ilhéus (ZPE). A ZPE funcionará na estrada que liga as cidades de Ilhéus e Uruçuca, mas o que se vê por enquanto, é o terreno tomado pelo mato, já que que a promessa de instalar a ZPE na região se arrasta por mais de 10 anos.
A expectativa é que o novo governo se empenhe a partir de agora para facilitar o investimento privado e garantir a segurança jurídica para aportes de recursos na área portuária, o que abriria caminho, por exemplo, para a modernização e a ampliação do Porto de Malhado.
Um dos interessados no negócio é a Intermarítima. Há ainda a expectativa de que as obras de construção do Porto Sul saiam do papel nos próximos meses. Segundo o Diretor da ZPE Ilhéus,Otavio Pimentel, “se não tiver porto, não tem porque se construir ZPE”, afirma. A boa notícia é que muitas indústrias e empresas interessadas em se instalar na ZPE.