Em balanço divulgado nesta quinta-feira (1º), a Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou que, até o fim de agosto deste ano, 560 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados pelo vírus Influenza foram confirmados no Estado. Destes casos, 206 pacientes foram a óbito. No Brasil, até o momento, 591 pessoas morreram pelo vírus.
A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza e acomete as vias respiratórias. Entre os sintomas, é comum o aparecimento de espirro, coriza, tosse, febre alta, dor de cabeça e prostração. A transmissão da gripe ocorre, geralmente, por secreção e pela inalação de partículas de saliva infectada em suspensão no ar. Por isso, para se prevenir contra a gripe, é muito importante mudar alguns hábitos como, por exemplo, lavar a mão com mais frequência e levar o antebraço à boca ao espirrar ou tossir. Ela ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do país.
Na sua grande maioria, os casos de gripe são leves e se resolvem espontaneamente sem sequelas ou complicações. Entretanto, nos grupos mais vulneráveis, o caso pode se complicar e gerar outras doenças graves; daí a importância de uma vigilância ativa.

(Com Secretaria de Saúde de Minas Gerais)