
Usain Bolt na favela é a consagração da importância do esporte
Por coincidência, escrevi no meu Facebook que só agora descobri o quanto estava sendo desgastada pela política brasileira. Um amigo dizia que a gente se acostuma com tudo, até não perceber mais, até com cheiro de banheiro de botequim (se duvida, experimenta)… Pura verdade. Também nos acostumamos com palavras mal ditas expondo intenções malditas. Vivemos muito tempo no singular e sem concordar. Palavras gritadas/sem sentido, desconexas, refletindo mentes doentias e confusas.
Vivemos à deriva, sem planos de médio, longo ou curto prazos, só uma ideia fixa de poder. E tanta gente boa se enredou, lavou a mente e sujou a alma. Mas hoje acordei em paz. Se agora vai dar certo, não sei. Mas as palavras voltaram a fazer sentido, temos plural, concordância e planos!
ESFORÇO E DEDICAÇÃO – Há muita gente que foi contra a realização do Pan, da Copa e da Olimpíada no Brasil, mas não deixa de apoiar o esporte e os atletas. Como atleta, que sempre fui e ainda sou, reconheço o esforço e dedicação dos que vieram participar dos Jogos.
Vou assistir, aplaudir e me emocionar, porque o legado olímpico é muito mais do que asfalto e concreto. Me refiro ao legado cultural e esportivo, nem concreto, nem asfalto. Falo da influência dos jogos na formação de novos atletas. Da emoção de crianças de favela abraçarem Usain Bolt, dos alunos do projeto de saltos ornamentais de Três Rios irem treinar no Parque Aquático Olímpico, dos atletas olímpicos recebendo crianças da Legião da Boa Vontade em Taguatinga.
LEGADO VERDADEIRO – Por trás de toda essa pichação que envergonha o Rio de Janeiro, vemos espalhados pelo Brasil muitos voluntários e profissionais trabalhando em Centros de Treinamento preparados para receber atletas olímpicos. Muitos deles mantêm programas de treinamento para crianças carentes. Só para citar alguns centros: Três Rios, Maringá, São Bernardo do Campo, Centro da Marinha na Penha, Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo.
A disseminação do esporte e a inclusão são os verdadeiros legados de uma Olimpíada. Quanto ao concreto, ao asfalto e à corrupção, realmente é lamentável…
Nenhum comentário:
Postar um comentário