MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Cármen Lúcia (“Não passarão”) presidirá o Supremo a partir de 12 de setembro


A ministra do STF, Cármen Lúcia Antunes Rocha participa da abertura do 7 Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia (Antonio Cruz/Agência Brasil)
Cármen Lúcia substituirá Lewandowski na presidência
José Carlos Werneck
A ministra Cármen Lúcia foi eleita nesta quarta-feira presidente do Supremo Tribunal Federal e permanecerá o cargo até 2018. Atualmente ela ocupa a vice-presidência do STF e sua posse está marcada para 12 de setembro. Será a segunda mulher a assumir o cargo. A primeira foi a ministra Ellen Gracie. Cármem Lúcia Antunes Rocha foi indicada para o tribunal pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tomando posse em 2006. Nascida na cidade mineira de Montes Claros, graduou-se em 1977 pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Há 10 anos no Supremo, seu voto mais crítico ocorreu em 25 de novembro, a favor da decisão do ministro Teori Zavascki, que decretara a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e do controlador do Banco BTG, André Esteves. A ministra Cármen Lúcia disse que o crime não vencerá a Justiça, ao se referir às tentativas dos investigados de embaraçar as investigações da Operação Lava Jato e tentar interferir nas decisões do STF.
“Na história recente da nossa pátria, houve um momento em que a maioria de nós, brasileiros, acreditou no mote segundo o qual uma esperança tinha vencido o medo. Depois, nos deparamos com a Ação Penal 470 e descobrimos que o cinismo tinha vencido aquela esperança. Agora parece se constatar que o escárnio venceu o cinismo. O crime não vencerá a Justiça. Aviso aos navegantes dessas águas turvas de corrupção e das iniquidades: criminosos não passarão a navalha da desfaçatez e da confusão entre imunidade, impunidade e corrupção. Não passarão sobre os juízes e as juízas do Brasil. Não passarão sobre novas esperanças do povo brasileiro, porque a decepção não pode estancar a vontade de acertar no espaço público. Não passarão sobre a Constituição do Brasil”, disse a ministra.
Depois de eleita para a presidência, ela agradeceu a confiança de seus pares e reiterou o juramento de cumprir a Constituição, ressaltando que fará o melhor para o Judiciário, com a ajuda de seus colegas de tribunal. O novo vice-presidente do STF será o ministro Dias Toffoli.
Posted in

Nenhum comentário:

Postar um comentário