MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de agosto de 2016

Após 4 anos de acordo, 30 escolas incluíram ensino da Libras na capital


Medida faz parte de TAC assinado entre Educação e MP-AC em 2012.
O município de Rio Branco atende ao menos 750 alunos com deficiências.

Iryá RodriguesDo G1 AC
Libras (Foto: Arquivo escola )Ensino de Libras foi implantado em 2012
(Foto: Arquivo pessoal)
Ao menos 30 escolas do Ensino Fundamental da rede pública de Rio Branco incluíram a Linguagem Brasileira dos Sinais (Libras) como disciplina curricular até o ano letivo de 2016.
A implantação iniciou em 2012, após um acordo entre Secretaria Municipal de Educação e o Ministério Público.
A iniciativa faz parte do projeto Escola Acessível, Caminhos para o Bilinguismo. O acordo, firmado através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), tem como objetivo, atingir justamente as crianças pela facilidade de aprendizagem e a formação de possíveis profissionais.
O secretário Municipal de Educação, Márcio Batista, afirmou que apenas 15 escolas do Ensino Fundamental de Rio Branco ainda não implantaram Libras como disciplina curricular. A rede pública da capital acreana atende ao menos 750 pessoas com deficiência, segundo o secretário. Batista afirmou que, do total de alunos com deficiências, ao menos 35%, ou seja mais de 260 pessoas, são autistas.

"Temos, entre intérpretes, mediadores e assistentes escolares que dão apoio aos alunos com deficiência, algo em torno de 300 profissionais, que atendem todas as nossas escolas. Na verdade, o Termo de Ajustamento de Conduta assinado é com relação às escolas do Ensino Fundamental e, nesse caso, temos ao menos 45 escolas no total em Rio Branco", afirmou o secretário.
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência
A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que tem como tema “O Futuro se Faz com a Conscientização das Diferenças" teve início na manhã de segunda (22) e vai até esta sexta-feira (26) em Rio Branco. Na abertura foi realizada uma passeata com pais, alunos e funcionários da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
A programação contou com uma palestra, visita ao gabinete do prefeito de Rio Branco e para fechar a semana, ocorre um piquenique no Horto Florestal, na sexta (26) com os pais e alunos. A assistente social e presidente da Apae, Cecília Lima, afirmou que a instituição possui 250 alunos matriculados. "As atividades contam com a participação de toda a comunidade da Apae, incluindo os pais, alunos e servidores", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário