MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de março de 2016

Estatais só devem ser vendidas a empresas de capital nacional


Reprodução da internet, sem assinatura
Flávio José Bortolotto
Sempre que o Estado se mete a produzir diretamente bens e serviços, jamais consegue ser tão eficiente quanto a iniciativa privada com matriz no Brasil. Quando a produção de bens e serviços é feita pela iniciativa privada com matriz no exterior, a eficiência geralmente é maior ainda, mas a maioria dos frutos vai para a matriz que é no exterior e não tem o menor interesse em desenvolver a estratégica tecnologia nacional.
Uma empresa estatal, mesmo com os defeitos apontados por todos, desenvolve tecnologia nacional, enquanto a multinacional, com matriz no exterior, nunca o faz.
A meu ver, para fortalecer a economia brasileira, é preciso adotar medidas para beneficiar nossas empresas, de acordo com a seguinte ordem de prioridade:
1- empresas privadas com matriz no país.
2- empresas estatais com matriz no país, mesmo com os problemas apontados por todos.
3- empresas privadas/estatais com matriz no exterior (multinacionais ).
IMPORTÂNCIA DO ESTADO
O Estado pode não ser eficiente na produção direta de bens e serviços, Mas é absolutamente fundamental para incentivar toda a economia. Não existe exemplo de economia próspera e sólida sem um estado forte que alicerce tudo.
País sem indústria, e especialmente indústria de ponta, é país pobre. O Brasil, até a Segunda Guerra Mundial, era um país de economia essencialmente agrária manual. Cerca de  75% da população morando no campo, e cerca de 75% de analfabetos. A partir de 1930, com o grande Governo Vargas, começou um grande esforço de desenvolvimento do do país (alfabetização, eletrificação, mecanização da agricultura, instalação da indústria de base (siderurgia/petróleo/petroquímica etc.), indústria de substituição de importações e indústria de ponta.
No começo, foi inevitável a instalação de muitas empresas estatais, pois não havia empreendedores e capitais privados em quantidade suficiente. Era isso, ou nos mantermos na agricultura manual.
ACOMODAMENTO
Houve certo acomodamento, com proteção excessiva de nosso mercado interno e sem transferência do controle de empresas estatais para a iniciativa privada com matriz no Brasil. Ao mesmo tempo, permitiu-se em nossa economia a excessiva entrada de empresas privadas com matriz no exterior. Das 500 maiores corporações do mundo, 400 estão no Brasil.
Agora, temos que ir consertando nossos “erros”, mas sempre com o cuidado sempre de não jogar fora o bebê, junto com a água do banho. Quanto à venda de estatais, só se for para empresas com matriz no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário