MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Muçulmanos de Foz do Iguaçu celebram o fim do Ramadã


Cerimônias ocorreram nesta segunda (28), em duas mesquitas de Foz.
Mês sagrado do Islamismo é reservado aos sacrifícios e às meditações.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Foz do Iguaçu
Muçulmanos celebram fim do Ramadã, em Foz do Iguaçu (Foto: Izabelle Ferrari / RPCTV Foz do Iguaçu)Muçulmanos celebram fim do Ramadã, em Foz do Iguaçu
(Foto: Izabelle Ferrari / RPCTV Foz do Iguaçu)
Terminou nesta segunda-feira (28) o Ramadã - período de jejum para os muçulmanos. Em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, a cerimônia foi comemorada em duas mesquitas e reuniu milhares de muçulmanos e simpatizantes à religião, na manhã desta segunda-feira (28). Mais de 22 mil muçulmanos vivem na tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina.
A oração desta segunda também teve um pedido de paz para a região da Faixa de Gaza - onde Palestina e Israel estão em conflito armado há 20 dias e mais de 800 pessoas morreram. “Esta situação não deve continuar, é dever das Nações Unidas se mobilizar pra acabar com o derramamento de sangue", disse o sheik Abdo Nasser. Depois da oração, os muçulmanos participaram de um café comunitário no pátio de uma das mesquitas.
Foz do Iguaçu é a segunda cidade do Brasil com o maior número de muçulmanos e, para homenagear a comunidade árabe, instituiu o dia 12 de maio como o Dia do Muçulmano.
Ramadã
O período do jejum começou em 29 de junho. Comida e bebida foram proibidas entre o amanhecer e o pôr-do-sol. O período é considerado pelos muçulmanos como tempo de oração, renovação de fé, disciplina e auto-sacrifício. “Esse período faz a pessoa ser mais humilde, sensível um com outro, mais piedoso”, disse o comerciante Zouheir Assaf.
O mês do Ramadã é o 9° mês do calendário islâmico, período em que o profeta Maomé – o profeta do Islã – teria recebido inspiração para escrever o Alcorão (livro sagrado islâmico). O Ramadã não tem data fixa. Começa e termina em diferentes períodos do ano por causa do calendário lunar – que tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário