Pintura automotiva, capacete e camisas atenderam a padronização.
Medida faz parte de projeto de organização da categoria, segundo SMTU.
Motos e uniformes deverão seguir modelo padrão (Foto: Divulgação/Semcom)
Mototaxistas licenciados de Manaus
devem ter uniformes e motocicletas padronizados até junho de 2014,
conforme divulgado pela Superintendência Municipal de Transportes
Urbanos (SMTU) na terça-feira (29). A pintura automotiva, os capacetes
do condutor e do passageiro, bem como o colete de identificação devem
ser iguais para todos os profissionais. Segundo o órgão, além de
organizar a categoria, a medida visa oferecer também maior segurança aos
usuários do transporte.De acordo com a SMTU, a medida auxiliará a população a identificar com maior facilidade os mototaxistas habilitados para a profissão. Com a padronização, a categoria deverá utilizar veículos com a pintura do tanque de combustível na cor verde Antártida e carenagens laterais na cor laranja boreal. Além disso, devem constar no tanque a palavra mototáxi e o respectivo número da permissão, bem como a licença de tráfego, selo de vistoria, e a logomarca do Serviço de Atendimento à Comunidade SAC/SMTU (118).
Os capacetes do condutor e do passageiro também deverão ser na cor laranja boreal, com a palavra "mototáxi" pintada na parte de trás. A presença da tarja refletiva e do número da permissão, em conformidade com padrão do projeto básico, também são itens obrigatórios, segundo a SMTU. Já os coletes dos condutores precisam ter uma alça de segurança para o passageiro na cor laranja boreal, a qual deve constar também a palavra "mototáxi", além de uma tarja reflexiva na cor amarelo ouro, acompanhada do número de permissão.
Segundo a Superintendência, um documento com orientações sobre a padronização dos mototaxistas deve ser entregue às lideranças da categoria na próxima semana. O órgão frisou ainda que outras medidas de segurança, como a instalação de taxímetros e controladores de velocidade, devem ser adotadas.
Mais especificações
Na motocicleta, a palavra "mototáxi" deverá ser escrita em fonte Times New Roman, com 18 cm de comprimento por 3,5 de altura. O número da licença pintado na lateral do capecete deve ter o tamanho de 12 cm por 6 cm, enquanto a palavra "mototáxi", escrita na parte posterior, deverá ter a medida de 18 por 6 cm.
A palavra "mototáxi", no colete de identificação, ficará posicionada no recorte do pescoço, escrita separadamente, na proporção de 10,5 cm por 3,5 cm. Já nas costas do colete são obrigatórios o selo de vistoria e a numeração da licença, dada pela Prefeitura de Manaus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário