MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de maio de 2014

Neblina fechou Aeroporto Salgado Filho por mais de 24 horas em maio


Aeroporto operou com restrições por 24h33 e quase igualou maio de 2013.
Situação preocupa para o mês de junho, época da Copa do Mundo.

Renan Silveira Do G1 RS
Pista de pouso do Aeroporto Salgado Filho fechou às 3h03 na madrugada de terça-feira (27) (Foto: André Azeredo/RBSTV)Neblina voltou a provocar problemas no Salgado
Filho nesta semana (Foto: André Azeredo/RBSTV)
A um dia do final de maio, o Aeroporto Salgado Filho praticamente igualou o período de tempo fechado para pousos e decolagens registrado no mesmo período do ano passado em função das baixas condições de visibilidade. Segundo a Infraero, até esta sexta-feira (30) o aeroporto de Porto Alegre operou com restrições durante 24h33, contra 24h34 em maio de 2013. O equivalente a 3,30% do total de horas dos últimos 30 dias.

Na terça (27) e quarta-feira (28), a neblina voltou a ser responsável pelo fechamento do aeroporto para pousos e decolagens durante algumas horas e causou atrasos e cancelamentos de voos. Só na quarta (28) foram mais de 7h de restrição de operações. Das 29 partidas previstas para a data, três foram canceladas e 14 atrasaram. Das 17 chegadas, duas foram canceladas e uma atrasou, conforme informou a Infraero.

A administração do terminal, através de sua assessoria de imprensa, explica que o Salgado Filho não “fechou efetivamente, mas sim operou em condições mínimas”, havendo possibilidade para pousos de emergências e de aviões de carga.
As constantes restrições de operação no terminal da capital gaúcha são motivo de preocupação para a Copa do Mundo, que será realizada em junho, outro mês de alta incidência de nevoeiro na cidade. Em junho do ano passado, o aeroporto ficou fechado por 42 horas, o recorde dos últimos cinco anos. A capital gaúcha receberá cinco jogos da Copa, no período de 15 a 30 de junho.
Operação de novo sistema de
pouso por instrumentos é esperada

A expectativa é de que antes mesmo da Copa do Mundo começar na capital gaúcha o aeroporto já conte com o Instrument Landing System de categoria 2 (ILS 2, na sigla em inglês). O novo sistema de pouso por instrumentos vai ampliar as condições de pousos e decolagens com baixa visibilidade no aeroporto e minimizar o impacto causado pela neblina.

Atualmente, o aeroporto de Porto Alegre opera com o ILS 1, que não permite pousos com teto ( (distância entre a camada de nuvens e o solo) inferior a 60,9 metros e visibilidade horizontal de 800 metros. O ILS 2 reduzirá esses números pela metade: 30,4 e 400 metros, respectivamente.

O equipamento já foi instalado e depois aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recentemente, mas ainda não tem data prevista para entrar em operação. Nesta semana, o sistema passou por novos testes. Segundo a Secretaria da Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, o início das operações está previsto para a primeira semana de junho, às vésperas da Copa. O órgão, no entanto, não marcou data para a operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário