Artista pode aproveitar a plataforma para vender e expor peças.
Idealizador é fotógrafo e sentia falta de espaço para suas obras.
Site reúne obras de diferentes estilos e preços (Foto: Reprodução/Glocal Arts)
Após se deparar com falta de espaço de divulgação para as artes
visuais, o fotógrafo e jornalista Vinnie de Oliveira decidiu criar um
marketplace - um site em que o vendedor se cadastra gratuitamente para
comercializar seus produtos - apenas para obras desse tipo. “Eu tenho
trabalhos que considero bons, mas nunca tive a oportunidade de expor. A
partir disso, eu fui avaliar o mercado e percebi que essa necessidade
não é só minha, é de uma gama imensa de artistas do Brasil e do mundo”,
contou Vinnie, que é carioca e se radicou na Paraíba.
saiba mais
Vinnie percebeu que muitos artistas não têm muito domínio da internet e
não sabem fazer uma loja virtual. Com isso, ele se juntou ao
desenvolvedor de aplicativo Luciano Nobre e ao desenvolvedor de web
Rimenes Ribeiro para criar a startup Glocal Arts.
Na plataforma, qualquer artista pode se cadastrar, seja profissional ou
amador, iniciante ou experiente. Também tem espaço qualquer tipo de
arte visual: fotografia, pinturas clássicas, contemporâneas e até
grafite.“Eu mesmo já consegui vender uma fotografia minha. Tive a oportunidade de realizar esse sonho de vender uma obra minha. É um orgulho para mim, como artista”, comentou Vinnie.
Equipe Glocal Arts é formado por Luciano Nobre,
Vinnie de Oliveira e Rimenes Ribeiro
(Foto: Arquivo Pessoal/Vinnie de Oliveira)
De acordo com ele, um dos principais objetivos do produto é fomentar a
economia criativa. A exposição das obras no site é gratuita e só é
cobrada uma comissão depois da venda da peça, para manter o
funcionamento do site.Vinnie de Oliveira e Rimenes Ribeiro
(Foto: Arquivo Pessoal/Vinnie de Oliveira)
Criado em 13 de abril deste ano, o site já tem cerca de 300 obras de 50 artistas expostas. São mais de R$ 300 mil em produtos, cujos preços variam de R$ 100 a R$ 25 mil, conforme explicou Vinnie. A perspectiva é que o número de obras à venda aumente ainda mais devido a parcerias que o Glocal Arts está firmando com instituições como o Centro Cultural Piollin, a Estação Cabo Branco e a Prefeitura de Olinda.
Além da venda, a plataforma também dá ao artista a oportunidade de mostrar seu perfil. Os grafiteiros, por exemplo, podem expor os trabalhos para serem contratados para fazer outros. Também há a opção apenas de expor a obra, sem necessariamente colocá-la à venda.
Reconhecimento
O Glocal Arts foi selecionado para a final da etapa nacional do Demo, que é o maior evento mundial de lançamento de produtos. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de junho no Rio de Janeiro. A startup foi uma das 10 selecionadas na eliminatória do Nordeste, realizada em Maceió. Nessa nova etapa, 34 produtos brasileiros concorrem às seis vagas disponíveis para a final mundial, que acontece em novembro no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário