MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Morada combina madeira e vidro em projeto típico serrano


A arquiteta Zaira Schlieper investiu nesses materias para garantir estilo e sofisticação à residência

Morada combina madeira e vidro em projeto típico serrano Carlos Edler/Zaira Schlieper
Foto: Carlos Edler / Zaira Schlieper
Camila Dilélio
Inebriado pelos encantos da cidade do Parque do Caracol, o casal com duas filhas procurou o escritório da arquiteta Zaira Hoffmann Schlieper para construir a casa dos seus sonhos, no condomínio Laje de Pedra. Erguida sobre estruturas de concreto pré-moldado, em um terreno de 1,250 metros quadrados, a morada da família mistura em seu interior itens rústicos e contemporâneos,como as pedras de taipa que revestem a lareira no estar, e o lustre de cristal que decora o mesmo ambiente da área social.
Contraponto entre elementos rústicos e clássicos garante sofisticação aos ambientes
Foto: Carlos Edler, divulgação

– Usamos madeira para transmitir a sensação de aconchego, aquecer visualmente e ainda trazer a característica das casas serranas aos ambientes. Os materiais que contrastam com os elementos bucólicos da decoração imprimem atmosfera moderna ao projeto – explica a autora Zaira.
A implantação da casa, com área de 389,18 metros quadrados, no terreno com leve inclinação, sem árvores, priorizou a orientação solar, o jardim e a varanda frontal, que fazem as vezes de acesso ao hall de entrada. Três mansardas revestidas com madeira grápia compõem a fachada, juntamente com o reboco tabuado, conhecido fora do Brasil como clapboard,cujo efeito é similar ao alcançado com a madeira disposta de maneira especial. Na parte inferior, reboco levemente riscado e uma saia de pedras da colônia completam a fachada.
– Outro pedido dos moradores, além do estilo, foi um acesso para carros com entrada lateral. A solução adotada não interfere na vista e na fachada da residência – acrescenta a arquiteta serrana.
Móveis rústicos complementam o paisagismo do jardim
Foto: Carlos Edler, divulgação
Peculiaridades da Serra
Nesta planta, os ambientes integrados são o ponto alto do projeto de arquitetura de interiores. Estar, jantar, cozinha e gourmeteria entrelaçados funcionam como um convite para confraternizações em família e definem o layout:
– Criamos um só ambiente de cozinha, com churrasqueira e bifeteira, além de todo o equipamento necessário para um gourmet, com uma despensa integrada. E para clarear e alegrar o local, com tantos elementos em madeira, optamos por vigas de grápia e gesso branco para compor o forro – diz Zaira.
E, se depois do almoço os moradores quiserem apreciar o verde que circunda o lar, bater um papo ou ler um livro podem acessar o estar externo. Móveis rústicos e obras em ferro do artista plástico Bino Ferreira integram o projeto de paisagismo do jardim, que contou com o aval da proprietária na escolha de cada detalhe da proposta.
Protagonista da Serra, o frio norteia projetos arquitetônicos. Zaira priorizou na estrutura da casa esquadrias de PVC, vidros e paredes duplas com placas de poliestireno de 4cm colocadas entre elas, duas fiadas de tijolos maciços e placas de poliestireno de 8cm onde há forro de madeira ou gesso para garantir conforto térmico aos ambientes.
Pedras da colônia revestem a charmosa lareira
Foto: Carlos Edler, divulgação

Ainda para isolar o frio, os equipamentos de calefação com radiadores de parede,com caldeira a óleo,complementam o conforto da lareira e o seu visual aconchegante.
– Tais soluções barram o frio e geram economia de energia – destaca a arquiteta.
Nos dormitórios, no segundo e primeiro pavimentos, além dos splits, as medidas preventivas às baixas temperaturas incluem tampões de madeira grápia natural nas janelas, que à noite funcionam como blackouts e permitem ventilação durante o verão. As esquadrias são equipadas com a proteção de telas para evitar a entrada de insetos. O laminado em madeira clara complementa o projeto de interiores.
CASA&CIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário