MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de maio de 2014

DF tem segundo menor índice de obesidade do país, diz estudo


São 15% da população adulta nessa situação, diz Ministério da Saúde.
Capital federal tem 42% dos maiores de 18 anos acima do peso.

Do G1 DF

Brasília é a segunda capital brasileira com menor percentual de adultos obesos, segundo pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). De acordo com o levantamento, 15% da população acima de 18 anos no DF são obesos.
Divulgada nesta semana, a pesquisa foi feita por telefone com 53 mil entrevistados em todas as capitais do Brasil. Os dados são de 2013. O estudo é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, da Universidade de São Paulo (USP).
No país, 17,5% da população adulta são consideradas obesos – Índice de Massa Corpórea (IMC) superior a 30. Para saber o índice é preciso dividir o peso pelo dobro da altura. O menor percentual, segundo o levantamento, foi registrado em São Luís, no Maranhão, com 13%.
Brasília vem em segundo empatado com Salvador, Florianópolis e Belo Horizonte. A capital com maior índice de obesidade é Cuiabá, com 22%, seguida de Rio de Janeiro (21%) e Manaus (19%).
Em relação ao número de pessoas com sobrepeso – IMC maior que 25 - , o Distrito Federal tem o sétimo menor índice do país, ao lado de Florianópolis e Vitória, com 29%.
A capital com menos pessoas acima do peso é São Luís, com 42%, seguida de Salvador e Belo Horizonte, com 47%, e Goiânia e Palmas, 48%. Cuiabá lidera o ranking, com 55%. A capital do Mato Grosso é seguida por Porto Alegre (54%) e as cidades de Curitiba, Manaus, Natal, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro e Campo Grande (53%).
A média nacional é de 50,8%. O estudo informa que o Brasil é o país que fica no meio da tabela entre os cinco integrantes do Brics, com relação ao percentual populacional adulto com sobrepeso. Acima estão África do Sul, com 65,4%, e Rússia, com 59,8%. Abaixo vem a China, com 25,4. O último da lista é a Índia, com 11%.
O levantamento também mostra que o percentual de pessoas acima do peso e com obesidade tem aumenta nos últimos oito anos. Em 2006, o Brasil tinha 42,6% da população acima do peso e 11,8% com obesidade. Na pesquisa mais recente, o país tem nesses índices, respectivamente, 50,8% e 17,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário