MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de maio de 2014

Artista plástico sonha presentear Júlio César com bola de escamas de peixe


Cearense produz globos artesanais com escamas de peixe, no interior do estado. Artesão gostaria de entregar um exemplar ao goleiro do Brasil

Por Paraipaba, CE
Bola, escamas, peixe, Zezão, Lagoinha, Paraipaba (Foto: Divulgação)Com a praia da Lagoinha ao fundo, Zezão exibe sua obra de arte (Foto: Divulgação)
Há seis anos, o artista plástico cearense José Silveira vive do artesanato. Após descobrir uma nova e curiosa matéria prima para suas obras, Zezão, como é conhecido, passou a usar escama de peixe para construir peças decorativas, entre elas, até globos. Com a Copa do Mundo, o verde e amarelo passaram a colorir as criações de Zezão. O artista plástico ainda revela que gostaria de presentear o goleiro da Seleção, Júlio César, com um dos globos.

- Se fosse para escolher somente um, gostaria de presentear o Júlio César com uma das peças. Mas poderia ser qualquer um do Brasil! - exclamou o cearense.

Zezão mora no distrito de Lagoinha, em Paraipaba, cidade que fica a 93 quilômetros da Capital cearense. Lá, produz lustres, globos, tabuleiros e diversos tipos de enfeites e adereços com escamas de peixe. Na Copa do Mundo, ele estuda ampliar o leque de opções para os clientes, mas ainda não tem nada de concreto.

- A gente sabe que o foco principal com a Copa vai ser em Fortaleza. Mas penso em inovar com algumas peças aqui mesmo em Lagoinha - explicou.
Do peixe, só as escamas
A ideia de usar as escamas de peixe veio por acaso. O cearense explicou que, pela praia, os próprios pescadores deixaram a "matéria prima" pelo caminho.
- A gente começou a recolher o material e a trabalhar com algumas criações. Começamos com pequenos lustres, mas hoje já fazemos em diversos tamanhos, além de outra grande variedade de objetos.
Tendo como peça principal o globo de escama de peixe, o preço varia de R$ 150 a até R$ 400. O mais importante, garante o artista plástico, é que o produto não tem nenhum vestígio do característico cheiro dos peixes.
- Isso eu garanto. Não cheira a peixe. Lavamos várias vezes, colocamos no sol e o cheiro sai. Tenho certeza de que o cliente não reclamará disso - afirmou, entre risos.
Feito à mão
Zezão será um dos artistas plásticos a expor suas obras no Projeto Litoral Feito à Mão, que irá reunir trabalhos de grupos de artesãos de Caucaia, São Gonçalo, Paracuru, Paraipaba e Trairi. A feira de artesanato regional ocorre nos dias 30 a 31 de maio, em Paracuru.

Em exposição, haverá bordados, fuxico, crochê, trabalhos em cerâmica e pintados à mão, peças de decoração e artesanato tendo como matéria prima algas marinhas, escamas de camurupim, quenga de coco, entre outros artigos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário