Cearense produz globos artesanais com escamas de peixe, no interior do estado. Artesão gostaria de entregar um exemplar ao goleiro do Brasil
Com a praia da Lagoinha ao fundo, Zezão exibe sua obra de arte (Foto: Divulgação)- Se fosse para escolher somente um, gostaria de presentear o Júlio César com uma das peças. Mas poderia ser qualquer um do Brasil! - exclamou o cearense.
Zezão mora no distrito de Lagoinha, em Paraipaba, cidade que fica a 93 quilômetros da Capital cearense. Lá, produz lustres, globos, tabuleiros e diversos tipos de enfeites e adereços com escamas de peixe. Na Copa do Mundo, ele estuda ampliar o leque de opções para os clientes, mas ainda não tem nada de concreto.
- A gente sabe que o foco principal com a Copa vai ser em Fortaleza. Mas penso em inovar com algumas peças aqui mesmo em Lagoinha - explicou.
Do peixe, só as escamas
A ideia de usar as escamas de peixe veio por acaso. O cearense explicou que, pela praia, os próprios pescadores deixaram a "matéria prima" pelo caminho.
- A gente começou a recolher o material e a trabalhar com algumas criações. Começamos com pequenos lustres, mas hoje já fazemos em diversos tamanhos, além de outra grande variedade de objetos.
Tendo como peça principal o globo de escama de peixe, o preço varia de R$ 150 a até R$ 400. O mais importante, garante o artista plástico, é que o produto não tem nenhum vestígio do característico cheiro dos peixes.
- Isso eu garanto. Não cheira a peixe. Lavamos várias vezes, colocamos no sol e o cheiro sai. Tenho certeza de que o cliente não reclamará disso - afirmou, entre risos.
Feito à mão
Zezão será um dos artistas plásticos a expor suas obras no Projeto Litoral Feito à Mão, que irá reunir trabalhos de grupos de artesãos de Caucaia, São Gonçalo, Paracuru, Paraipaba e Trairi. A feira de artesanato regional ocorre nos dias 30 a 31 de maio, em Paracuru.
Em exposição, haverá bordados, fuxico, crochê, trabalhos em cerâmica e pintados à mão, peças de decoração e artesanato tendo como matéria prima algas marinhas, escamas de camurupim, quenga de coco, entre outros artigos naturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário