MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de maio de 2014

Alunos do Amapá apresentam barco reciclado em feira nacional na Bahia


Estudantes irão apresentar barco feito de material reciclado.
Feira acontecerá em setembro e reunirá alunos de todo o Brasil.

Do G1 AP

Barco que os alunos fizeram para expor em feira no Ifap (Foto: Aldeni Melo/ Arquivo pessoal)Projeto dos alunos é um barco feito com materiais
recicláveis (Foto: Aldeni Melo/ Arquivo pessoal)
Um grupo de alunos da Escola Estadual Irmã Santina Rioli representará o Amapá na 3ª Feira Nacional de Matemática que acontece em Salvador(BA) em setembro. Eles vão expor um barco construído com materiais recicláveis como resto de madeiras, garrafas pet e fios. O invento tem como base de estudo a etnomatemática.
O professor e coordenador do projeto, Aldeni Melo, explica que a etinomatemática é uma forma de mostrar a matemática que os povos ribeirinhos utilizam para a construção de barcos.
Alunos vão representar o Amapá na III Feira Nacional de Matemática (Foto: Philippe Gomes/G1)Alunos vão representar o Amapá na 3ª Feira
Nacional de Matemática (Foto: Philippe Gomes/G1)
“Queremos mostrar o conhecimento empírico que os ribeirinhos utilizam para construir barcos. É um estudo que aprendemos na escola e que eles muita das vezes não conhecem. Existe uma logística e geometria por trás de tudo isso e os alunos vão mostrar como isso acontece utilizando a etnomatemática”, disse o professor.
O estudante Carlos Gabriel, de 13 anos, diz que o projeto chamado "Uma viagem pelos rios da etnomatemática: uma análise da construções de barcos pelos povos ribeirinhos para um aprendizado significativo", ensina de maneira diferente como estudar a matemática.
“Muitas coisas podem ser reaproveitadas como por exemplo o lixo. A ideia é utilizar resto de carros, fios e madeira que as pessoas jogam fora para transformar em barco. Entrevistamos ribeirinhos e vamos utilizar as técnicas que eles usam com os conhecimentos em matemática”, explicou Gabriel.
Projeto ficou entre os dez prêmiado em feira do Ifap (Foto: Aldeni Melo/ Arquivo pessoal)Projeto ficou entre os dez premiados em feira do
Ifap (Foto: Aldeni Melo/ Arquivo pessoal)
Para custear a viagem até Salvador o grupo de alunos, com auxílio dos professores, vendeu rifas no valor de R$ 1. De acordo com o coordenador do projeto os alunos receberam a ajuda do Instituto Federal do Amapá (Ifap).
“Participamos de uma feira no Ifap e ficamos entre os dez ganhadores. Recebemos do instituto uma passagem para o aluno e outra para o orientador, além do lanche durante a viagem. É difícil mas vamos correr atrás de outros patrocínios para a comprar as passagens de toda a equipe”, concluiu Aldeni Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário