Acompanhar amigos em compras pode favorecer endividamento.
30% dos entrevistados compram por status, diz pesquisa.
O estudo mostra uma contradição no comportamento do consumidor: 88% dos entrevistados declaram-se moderados ou conservadores na hora de fazer compras, mas 47% admitiram terem comprado produtos que sequer chegaram a usar.
Ainda de acordo com a pesquisa, 62% dos entrevistados confessaram pensar em compras supérfluas do mês seguinte antes mesmo de receber o salário. Além disso, 59% afirmaram ter comprado um produto, sem analisar as condições financeiras e outros 30% fazem a compra por status.
O levantamento também indica que 21% dos entrevistados que acompanham amigos em compras extrapolam nas finanças. “Já aconteceu comigo eu não precisava, mas acabei comprando”, constata o estudante Hélio Silva.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Aracaju (FDL) Gilson Figueiredo vê que o lado emocional do consumidor é uma das principais causas para as compras compulsivas. “Muitas vezes a válvula de escape é o consumo de algum produto. Isso gera satisfação e parece resolver o problema momentâneo”, analisa Gilson.
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